Secretário Nacional do PT reúne dirigentes em Recife

Principal tema discutido foi a PED 2013 que ocorrerá em novembro

qua, 05/06/2013 - 12:13

Além das caravanas do Partido dos Trabalhadores (PT) que iniciaram no último dia 25 de maio, a sigla está articulando em todo o Brasil debates sobre o Processo de Eleição Direta (PED 2013) e a reforma política nacional. Nesta quarta-feira (4), os dois assuntos foram discutidos na sede estadual da legenda no bairro de Santo Amaro, em Recife. Na ocasião, além dos dirigentes estaduais esteve presente também, o Secretário Nacional de Organização do PT, Florisvaldo Souza.

O representante nacional do partido já passou pelo o Rio Grande do Norte e João Pessoa e visitou hoje o estado de Pernambuco para debater com os secretários de Organização, Formação e Finanças do PED 2013 as eleições que ocorreram em novembro, entre outros assuntos.

Segundo Florisvaldo Souza, a organização do PED ainda está em fase inicial, mas, mobiliza muitos militantes do PT em todo o Brasil. “O PED no PT não é apenas um dia, é um processo. O dia é 10 de novembro, mas até chegar nesse dia 10 de novembro nós passamos por cursos de formações, organizações muitos debates, organizamos muitas atividades partidárias onde a militância se encontra debate temas, debate teses e a partir daí leva a votação do dia 10”, explica.

O petista frisou que a legenda é a única no Brasil que escolhe os dirigentes através de voto direto e comentou a sugestão de reforma política escolhida pelo PT. “O projeto de iniciativa popular pela reforma política foi aprovada no nosso congresso e o Diretório Nacional definiu como principal tarefa em 2013 juntamente com o PED” pontuou.

Para Souza, é preciso uma mudança na política brasileira de forma que democratize o processo eleitoral para todas as pessoas. “É necessária uma reforma política no Brasil porque esse sistema não comporta mais o avanço das democracias. As eleições ficaram muitas caras e está cada vez mais difícil para as pessoas ‘normais’ disputarem uma eleição no Brasil. O alto custo do processo atual está dificultando e nós queremos fazer à reforma para democratizar o processo eleitoral brasileiro. Só acreditamos ser possível com a reforma política e através de financiamento público”, argumenta.

Outro assunto debatido pelos militantes petistas foi a cojuntura política e o processo eleitoral em 2014. 

PED - O Processo de Eleição Direta tem o objetivo de escolher através de votação, os novos dirigentes do PT tanto a nível municipal, quanto estadual e nacional. Para participar do processo ou mesmo se candidatar é necessário apenas que o filiado tenha um ano ou mais de filiação da legenda e esteja com sua contribuição regular. 

COMENTÁRIOS dos leitores