Governo Federal celebra 10 anos do Bolsa Família

No evento será lançado um selo em homenagem ao aniversário do programa federal

por Élida Maria qua, 30/10/2013 - 09:16
Antônio Cruz/AB A presidente Dilma acompanhada de Lula fará a abertura da solenidade comemorativa Antônio Cruz/AB

“Hoje é um grande dia. Comemoramos #BolsaFamilia10anos, o maior programa de inclusão social do mundo”. Com esta frase, a presidente Dilma Rousseff (PT) iniciou suas postagens no Twitter para lembrar a festividade dos 10 anos do programa Bolsa Família. A solenidade que terá também a presença do ex-presidente Lula (PT), começará a partir das 11h (horário de Brasília) desta quarta-feira (30), no Museu da República, em Brasília. 

O programa do governo federal foi criado em outubro de 2003 e transfere renda, com condicionalidades, a famílias que recebem até R$ 70 por integrante. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a iniciativa já tirou 36 milhões de pessoas da situação de extrema pobreza e até agosto deste ano, beneficiou mais de 13,7 milhões de famílias brasileiras. 

“Nunca tantas crianças puderam mostrar seu valor: os filhos dos beneficiários do #BolsaFamilia10anos têm taxa de aprovação igual e de abandono da escola menor que a media dos demais alunos do país ”, twitou a petista. 

O Bolsa Família – A ação foi criada em 20 de outubro de 2003 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio da Medida Provisória Nº 132. Em 9 de janeiro de 2004, a MP foi convertida na Lei 10.836. O Bolsa Família uniu o Programa Nacional de Renda Mínima vinculado à Educação (Bolsa Escola), o Programa Nacional de Acesso à Alimentação (PNAA), o Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à saúde (Bolsa Alimentação) e o Programa Auxílio-Gás.

Programação – A cerimônia iniciará na manhã desta quarta, mas seguirá durante todo o dia. Na parte da tarde, haverá duas mesas de debate, onde serão destacados os principais resultados do Bolsa Família desde sua criação, em 2003. Estão confirmadas as presenças do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, do cineasta Sérgio Machado e dos pesquisadores Sergei Soares (Ipea), Walquíria Leão (Unicamp), Amélia Cohn (USP) e Rômulo Paes de Sousa (Centro Rio+).

Também será realizado dentro do cronograma de atividades, o lançamento do selo comemorativo e dois livros além de uma exposição titulada de “Os Filhos Deste Solo”. O evento será transmitido ao vivo e poderá ser acompanhado AQUI. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores