Lyra priorizará desenvolvimento econômico na gestão

O socialista enviará documento na próxima segunda (7) para criar secretaria

por Élida Maria sex, 04/04/2014 - 14:48
Libia Florentino/LeiaJáImagens João Lyra explicou a criação de uma nova pasta, nesta sexta (4), em Casa Forte Libia Florentino/LeiaJáImagens

O quase empossado governador do Estado, João Lyra Neto (PSB), afirmou nesta sexta-feira (4) atuar com prioridade na área de desenvolvimento econômico assim que assumir a gestão. O socialista que substituirá o pré-candidato à presidência da República, Eduardo Campos (PSB), também prometeu ter um cuidado com a área de política pública.

Focando no discurso de continuidade, João Lyra relembrou ter recebido centenas de empresários no Estado e pontuou as principais ações. “Das principais áreas que nós vamos atuar é um avanço e uma complementação daquilo que foi realizado por Eduardo Campos na área de desenvolvimento econômico. Nós recebemos centenas de médias e grandes empresas para aumentar e contribuir com o nosso desenvolvimento econômico não só na Metropolitana (Região), mas nas duas Matas, nos dois Agrestes e nos seis Sertões”, descreveu. 

O socialista também apresentou os primeiros passos da gestão na área de políticas públicas. “Agora nós vamos iniciar a implementação de uma política pública para micro e pequenas empresas. Eu acho que mais das 90% das empresas são microempresas no Brasil, mas de 40% da mão de obra é oriunda desse segmento e faltava uma política pública”, reconheceu.

Sobre a instalação de uma nova pasta, intitulada de Secretaria de Microempresa, o futuro governador afirmou enviar um documento para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na próxima semana para que seja criada a secretaria. “Para semana nós vamos enviar para a Alepe a Secretaria de pequena e média empresa no Estado sem aumentar o número de secretarias, vai permanecer o mesmo, apenas algumas áreas da secretaria de governo vão para desenvolvimento social e outras para a Casa Civil e não haverá aumento de cargos comissionados. Com isso, nós termos condições orgânicas de instaurar a nova secretaria que estará em funcionamento ainda neste mês de abri”, prometeu. 

Atuação diferente de Campos – Indagado sobre as últimas declarações em que falou trabalhar em alguns aspectos diferentes de Eduardo Campos, Lyra justificou esclarecendo a diferença de estilo de cada um. “Eu falei mais estilo de gestor. Eu tenho um estilo, Eduardo tem outro, mas o modelo de gestão continua o mesmo. Nós vamos continuar com monitoramente, com acompanhamento, para que possamos chegar em dezembro e cumprir a lei fiscal porque esse ano é o último ano da nossa gestão (...) para que possamos disciplinar a transferência do governo em 2014 e aquele que se inicia em 2015, mas o sentimento e o compromisso será o mesmo de continuar trabalhando com muita força, seriedade e compromisso”, garantiu. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores