PB: 40 mil títulos estão pendentes de regularização

O prazo para regularizar a situação eleitoral segue até dia 7 de maio

por Wênia Bandeira seg, 28/04/2014 - 08:07

JOÃO PESSOA (PB) - Falta uma semana para o fim do prazo fixado pela Justiça Eleitoral, porém mais de 40 mil títulos eleitorais continuam pendentes na Paraíba. Os eleitores não estão procurando os cartórios para regularizar a situação.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), são 30.082 eleitores em João Pessoa e 10.883 em Campina Grande que continuam com problemas no documento. O TRE informou que nesta última semana a estrutura de atendimento foi reforçada com mais pessoas trabalhando e com horário estendido.

O prazo termina no dia 7 de maio e o presidente do Tribunal, desembargador Saulo Benevides, lembrou que quem deixa para última hora enfrenta transtornos. “Fazemos um apelo para que o eleitor compareça e evite as longas filas”, declarou.

De acordo com os dados do TRE, em números reais, a Paraíba conta mais de 110 mil títulos irregulares, mas cerca de 50 mil são eleitores com mais de 70 anos, a quem o voto é facultativo, e 25 mil são falecidos ou que tiveram os títulos transferidos ou suspensos.

Vale lembrar que quem tem problemas com o título eleitoral, além de não poder votar nas eleições, também fica impedido de realizar concurso público, cursar faculdade pública, tirar CPF, passaporte e receber aposentadoria ou pensão pagos pelo governo federal, entre outras sanções.

COMENTÁRIOS dos leitores