Audiências: Câmara debaterá tráfico de órgãos e saúde

Assuntos distintos são promovidos por vereadores do Recife

por Élida Maria qua, 04/06/2014 - 11:31
 André Nogueira/LeiaJáImagens/Arquivo Ambas as audiências serão realizadas na Casa José Mariano André Nogueira/LeiaJáImagens/Arquivo

Duas audiências públicas serão realizadas nesta quinta-feira (5) na Câmara de Vereadores do Recife. Uma delas promovida pelo líder da oposição na Casa, vereador Raul Jungmann (PPS) abordará a saúde pública às 9h30. Já a segunda solicitada pelos vereadores Aerto Luna (PRP) e Aline Mariano (PSDB) debaterá o tráfico de órgãos e pessoas, às 10h.

Sobre a questão da saúde pública, Jungmann questionará o secretário de Saúde, Jadilson Correia, em relação ao cumprimento no relatório apresentado pela atual gestão no início de 2013. Segundo o parlamentar de todas as metas apresentadas apenas 42% foram cumpridas integralmente, outras 16% parcialmente e também 42% não foram cumpridas. Além disso, o vereador quer saber os motivos de muitas algumas Unidades de Saúde da Família (USFs) ficarem fechadas às sextas-feiras, como foi denunciado no início de maio. 

Já o debate sobre tráfico de órgãos e pessoas deverá contar com o Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; o procurador Geral da Justiça, Aguinaldo Fenelon; o  Secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, Bernardo Juarez d’Almeida; o Chefe de Comunicação Social da Polícia Federal, Giovani Santoro; a Coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco, Noemy Gomes entre outras autoridades.

O objetivo é inserir o município ao tema ligado diretamente à campanha da fraternidade deste ano que é o tráfico humano. Outra preocupação dos parlamentares é o fato pelo qual passa o país, sede de um evento esportivo de grande porte, a Copa do Mundo. 

COMENTÁRIOS dos leitores