Aécio tenta conquistar mais votos no Nordeste

Candidato do PSDB lançou programa específico para a região, prometendo, inclusive, a continuidade dos programas do governo federal

qua, 27/08/2014 - 12:25
Igo Estrela/Coligação Muda Brasil

Em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, Aécio Neves (PSDB) corre para conseguir mais votos. No Nordeste, uma das estratégias é desmentir "os boatos de época de eleições" de que acabaria com os programas sociais, como o Bolsa Família. O candidato, inclusive, lançou o programa Nordeste Forte, em que estão previstas ampliações nas atuais ações do governo federal, além de conclusão de obras de infraestrutura na região.

Com 45 propostas, em referência ao número do presidenciável, o pacote de promessas é dividido em sete eixo: infraestrutura e competitividade; semiárido; combate à pobreza; qualidade de vida; segurança pública; educação, ciência e tecnologia; e juventude.

"Só acredito que vamos diminuir as diferenças das várias regiões brasileiras tratando as regiões diferentes de forma diferente. É isso que se propõe nesse plano, com investimentos em segurança pública, educação, saúde e infraestrutura diferenciados para uma região que tem cerca de 30% da população brasileira, mas menos de 15% do Produto Interno Bruto”, explicou. 

Entre as ações de infraestrutura estão a conclusão das ferrovias Transnordestina e Oeste-Leste, além da manutenção e duplicação das rodovias federais 324, 242, 101, 116, 110 e 020 e do fortalecimento das hidrovias do São Francisco e do Parnaíba. A coligação Muda Brasil também propõe a reformulação das estratégias de implantação das refinarias Abreu e Lima, Premium I e Premium II.

No turismo, a ideia é investir em infraestrutura em, pelo menos, 20 polos internacionais, com atenção especial ao turismo de eventos e negócios. Também está prevista a desoneração de combustível para voos para o Nordeste.

Semiárido

Para essa microrregião, uma das propostas é a conclusão da Transposição do Rio São Francisco, prevista para dezembro de 2015. O programa prevê ainda projetos complementares, como o Baixio de Irecê, na Bahia, e a ligação entre as bacias do Parnaíba e do São Francisco, além da conclusão do Canal do Sertão Alagoano.

Combate à pobreza

Na campanha do candidato, esse é o eixo mais enfatizado, já que trata, por exemplo, da continuidade e ampliação do Bolsa Família, tornando-o, inclusive, uma política de Estado.

Qualidade de vida

O candidato quer aumentar o número de leitos hospitalares para chegar, no mínimo, à média nacional que é de 2,4 leitos por cem mil habitantes; ampliar os serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto; além de investimento em obras de mobilidade e em programas habitacionais como o Minha Casa, Minha Vida.

Segurança pública

Aécio propõe a criação do Centro Regional de Inteligência e a implantação de uma base permanente da Força Nacional de Segurança Pública na região. A meta também é zerar em quatro anos o déficit do sistema prisional, com aporte de recursos da União.

Educação, ciência e tecnologia

Nesse eixo, as propostas envolvem a formação em ensino superior de, pelo menos, 90% dos professores do Nordeste, o aumento dos recursos federais para os programas de transporte escola, a ampliação das escolas de tempo integral, além do fortalecimento da educação em áreas técnicas como engenharia, agronomia e tecnologia da informação.

Juventude

No último programa eleitoral, o tucano detalhou mais o programa Poupança Jovem Brasil, que prevê a criação de uma poupança para os estudantes do ensino médio, com o depósito de R$ 1000 reais por ano, podendo ser sacado ao final de três anos. Também é uma proposta a ampliação dos atuais programas de acesso e financiamento da educação superior, a exemplo Prouni, FIES e Ciência Sem Fronteiras.

COMENTÁRIOS dos leitores