CPMI da Petrobras quer acesso a depoimento de Costa

Ex-diretor da estatal denunciou um suposto esquema de desvio de dinheiro de grandes contratos da Petrobras

ter, 09/09/2014 - 11:21

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), solicitou cópia dos depoimentos do ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa à Polícia Federal. Os pedidos foram formalizados em dois ofícios, enviados à Justiça do Paraná e o segundo ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Preso na Operação Lava Jato, acusado de ter recebido propina em um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, Costa está depondo à PF desde o dia 29 de setembro. A ideia dele é tentar conseguir um acordo para reduzir a pena, através da deleção premiada.

O interesse em torno das declarações dele já existia, tanto é que a comissão já havia solicitado acesso ao inquérito da PF. No entanto, a polêmica em torno de Costa aumentou depois que a revista Veja divulgou que ele teria denunciado um suposto esquema de desvio de dinheiro de grandes contratos da Petrobras. A reportagem disse que partidos políticos aliados ao governo - PT, PMDB e PP - teriam sido beneficiados. Costa ainda apontou o envolvimento de, pelo menos, 31 parlamentares no esquema, além de ministro, ex-ministro, governadores e o ex-governador Eduardo Campos.

Os depoimentos de Costa à PF ainda não terminaram. A expectativa é de que dure mais três semanas. Só depois disso é que o material será enviado à Justiça paranaense e ao STF. O relator na comissão, deputado Marco Maia (PT-RS), acredita que esses dados poderão definir novos rumos para as apurações. “Com essas informações, poderemos pensar de forma mais clara e objetiva as direções que a investigação tomará nos próximos dias”, frisou.

Os líderes partidários irão se reunir nesta quarta-feira (10) para discutir a questão. No mesmo dia, os parlamentares ouvirão o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró. Ele ocupava o cargo na época da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.

Com informações da Agência Câmara de Notícias.

COMENTÁRIOS dos leitores