Após descanso, Dilma inicia composição do novo governo

Expectativa é que novos ministros comecem a ser anunciados a partir da segunda quinzena de novembro

por Giselly Santos seg, 03/11/2014 - 09:33
Fernando da Hora/LeiaJáImagens/Arquivo Presidente não tem agendas oficiais nesta segunda (3) Fernando da Hora/LeiaJáImagens/Arquivo

Após três dias de descanso na Base Naval de Aratu, em Salvador, a presidente Dilma Rousseff (PT) inicia, nesta segunda-feira (3), as articulações para organizar a próxima gestão. A expectativa é que novos ministros comecem a ser anunciados a partir da segunda quinzena de novembro, após a presidente retornar da reunião de cúpula do G-20, marcada para os dias 15 e 16, na Austrália. Nos bastidores, conta-se que o comando do Ministério da Fazenda será anunciado antes deste encontro. 

Entre os já ventilados para integrar a nova gestão está o governador da Bahia, Jaques Wagner, que encerra o mandato em dezembro, após eleger o seu sucessor. Além dele, "nomes de confiança" de Dilma devem permanecer no primeiro escalão da máquina pública, como os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e da Justiça, José Eduardo Cardozo. Os três são próximos da presidente e, por isso, ela deve mantê-los por perto na reorganização dos cargos na Esplanada dos Ministérios.

O espaço que Pernambuco ocupará no novo governo ainda é uma incógnita. O médico pernambucano Mozart Sales (PT) é especulado para retornar ao Ministério da Saúde, ele comandava o Programa Mais Médicos no estado. Outros nomes petistas que não conseguiram ser eleitos, como os deputados federais Pedro Eugênio e João Paulo, também são esperados na composição da nova equipe.

COMENTÁRIOS dos leitores