Câmara deve abrir processo contra 3 deputados do PT

Os três deputados petistas são da Bahia e teriam desviado verbas que seriam para construção de casas populares

seg, 03/11/2014 - 16:04

Deve ser instaurado nesta terça-feira (4) pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados processos contra três deputados do PT da Bahia. As representações contra Afonso Florecen, Rui Costa e Nelson Pelegrino foram protocoladas pelo PSDB e pelo DEM no último dia 16 de outubro.  

No pedido os partidos citam as denúncias da revista Veja na edição do dia 24 de setembro e que aponta suposto envolvimento dos deputados no desvio de verbas públicas destinadas à construção de 1.120 casa populares para família de baixa renda. Ao todo, R$ 17,9 milhões do fundo de combate a pobreza teriam sido desviados desde 2004. 

A ONG instituto Brasil teria envolvimento nos desvios de dinheiro. “o instituto recebia os recursos, simulava a prestação do serviço e carreava o dinheiro para os candidatos do partido. Se o acordo pagava pela prestação de mil casas, por exemplo, o instituto erguia apenas 100”, contou a presidente da ONG, Dalva Paiva. 

A denúncia aponta que parte dos recursos teria sido usado para financiar a campanha dos deputados através de caixa 2 e a outra parte para sustentar militantes petistas. Para a revista Veja os deputados negaram envolvimento, mas admitiram uma relação institucional com Dalva. 

COMENTÁRIOS dos leitores