Dilma vai à Costa Rica para Cúpula de países latinos

Durante a cúpula, os chefes de Estado e de governo do bloco vão discutir fim do embargo a Cuba e a erradicação da pobreza

por Dulce Mesquita qua, 28/01/2015 - 08:55
Wilson Dias/Agência Brasil Dilma também terá reuniões bilatérias com os presidentes da Colômbia, Juan Manoel Santos, e da República do Panamá, Juan Carlos Varela Wilson Dias/Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff embarca, nesta quarta-feira (28), para San Jose, na Costa Rica, com o objetivo de participar da 3ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac). Ainda em Brasília, ela recebe os governadores de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, em audiência no Palácio do Planalto, em Brasília.

Na agenda divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, estão previstos encontros com autoridades estrangeiras. Na Costa Rica, Dilma participará da 2ª Sessão Plenária da Celac, terá reuniões bilatérias com os presidentes da Colômbia, Juan Manoel Santos, e da República do Panamá, Juan Carlos Varela; além de estar presente no jantar em homenagem aos chefes de Estado e de Governo da Celac, oferecido pelo presidente da Costa Rica, Luis Guillermo Solis Rivera.

Celac

Durante a cúpula, os chefes de Estado e de governo do bloco vão celebrar duas vitórias: a decisão dos Estados Unidos de normalizar as relações com Cuba, depois de meio século, e a aproximação com a China, que prometeu duplicar o intercâmbio comercial com a região e investir US$ 250 bilhões na próxima década. Outro tema do encontro é a erradicação da pobreza.

Os 33 países-membros da Celac - todos da América Latina, com exceção dos Estados Unidos e do Canadá - vão aprovar uma declaração exigindo o fim do bloqueio econômico a Cuba, que continua, apesar da decisão do presidente Barack Obama de normalizar as relações com a ilha. O presidente cubano, Raúl Castro, foi o primeiro a chegar para a reunião.

Com informações da Agência Brasil.

COMENTÁRIOS dos leitores