Eurico entregará documentos de anistiados a CEMVDHC

Os arquivos dos processos serão repassados nesta terça-feira (24), Dia Internacional do Direito à Verdade

por Élida Maria seg, 23/03/2015 - 15:37
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Os processos serão repassados pelo secretário de Justiça Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC) receberá, nesta desta terça-feira (24), em comemoração ao Dia Internacional do Direito à Verdade arquivos contendo todos os processos de anistiados políticos que receberam indenização do Governo do Estado entre 2001 a 2011. Os documentos serão repassados pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, arquivos contendo todos os processos de anistiados políticos que receberam indenização do Governo do Estado entre 2001 a 2011, às 10h, na Vice-Governadoria, no Recife. 

Os volumes contêm os processos de 472 pessoas e resultam numa indenização ao longo destes anos de R$11,1 milhões repassados pelo governo. No acervo há registros oficiais emitidos por órgão públicos, inclusive o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), com informações das violações aos direitos humanos cometidos pelos órgãos de repressão. Os processos também servirão de fonte para o relatório final da CEMVDHC, a ser apresentado em 2016. 

Para a integrante da Comissão Dom Helder Câmara, Nadja Brayner, o leque de informes que a documentação propicia amplia os dados de violações ocorridas contra presos políticos de diversos partidos, segmentos sociais, além de sindicalistas de várias categorias, órgãos e entidades. 

De posse dos registros, todo o acervo será digitalizado pela Companhia Editora de Pernambuco – CEPE, onde ficará à disposição para consulta pelo site www.cepe.com.br e disponibilizado, futuramente, pelo Memorial da Democracia – espaço para exposição do acervo documental da CEMVDHC, ainda a ser inaugurado.

Comemoração - O evento marca o Dia Internacional para o Direito à Verdade em relação às Graves Violações dos Direitos Humanos e para a Dignidade das Vítimas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e inserido no Calendário Oficial de Eventos do Estado desde 2012, através da Lei nº 14.790. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores