Oposição identifica problemas no corredor Leste-Oeste

Segundo a bancada oposicionista da Alepe há falhas estruturais em algumas obras, além de haver intervenções atrasadas e paralisadas

por Élida Maria qui, 26/03/2015 - 16:27

Deputados estaduais da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) fiscalizaram na manhã desta quinta-feira (26), às obras de mobilidade do corredor Leste-Oeste realizadas pelo Governo do Estado, no Recife. Na vistoria, os parlamentares afirmaram ter encontrados problemas de ordem estrutural dos projetos, mesmo antes de terem sido inaugurados. 

Entre os trabalhos em andamento, visitados hoje, os deputados lembraram que o Túnel da Abolição, o Elevado da Caxangá e as Estações do BRT fazem parte do pacote de obras de mobilidade que deveria estar funcionando mesmo antes da Copa do Mundo de 2014 e que já completam mais de um ano de atraso.

Durante a visita, o líder da bancada de oposição, Silvio Costa Filho (PTB), recebeu uma ligação do secretário das Cidades, André de Paula, que se colocou à disposição dos parlamentares para falar sobre o andamento e situação estrutural das obras. “Reconhecendo o papel da oposição, o secretário disse que quer nos receber para detalhar o andamento das intervenções na área de mobilidade do Recife, que estão sob a responsabilidade da pasta. Além destas obras paralisadas, é importante que o Governo do Estado apresente novas soluções para resolver o problema do transporte público e da mobilidade no Recife e Região Metropolitana”, cobrou o petebista. 

Dentre os problemas encontrados pelos parlamentares eles elencaram infiltrações no Túnel da Abolição e trechos paralisados como o de uma escada que daria acesso ao terminal BRT próximo ao túnel. Os deputados constataram ainda que o BRT do Elevado da Caxangá não está concluído e receberam relatos de populares de que ele tem sido usado como ponto de venda e consumo de drogas. 

Outra constatação foi a de que o Terminal Integrado da IV Perimetral, no cruzamento da Avenida Caxangá com a BR-101, está em situação crítica. Paralisado, ele já tem partes quebradas, está tomado pelo mato e tem vigas enferrujando, garantiram os parlamentares. Também foi observado que o acesso ao local é livre e não encontraram nenhum segurança tomando conta da obra. “Não encontramos sequer operários trabalhando no local”, completa o deputado Julio Cavalcanti (PTB).

Pensadas para melhorar a mobilidade do Recife antes mesmo da Copa do Mundo, as obras do corredor Leste-Oeste têm 12 quilômetros de extensão e estão orçadas em mais de R$ 145 milhões. O Governo do Estado não entregou 02 terminais integrados. Além deles, 03 estações BRT da Avenida Caxangá não funcionam e 03 estações em Camaragibe não foram construídas. A estação na Benfica, no bairro da Madalena, e seis da Avenida Conde da Boa Vista também não foram concluídas. “Este conjunto de ações já poderia estar à serviço da população, mas o que vemos são muitos problemas e uma situação de completo abandono dos espaços”, condenou Álvaro Porto (PTB).

 

COMENTÁRIOS dos leitores