Mendonça quer alterar modelo de partilha do pré-sal

Para ele, a exploração por meio de partilha “se mostrou um fracasso”

por Giselly Santos ter, 31/03/2015 - 09:04
André Nogueira/LeiaJáImagens/Arquivo O pedido de urgência deve ser analisado pelo plenário da Câmara nos próximos dias André Nogueira/LeiaJáImagens/Arquivo

Líder do Democratas (DEM) na Câmara Federal, o deputado Mendonça Filho conquistou o apoio da maioria dos líderes partidários para aprovar um pedido de urgência na tramitação do projeto de Lei 6726/2013, da autoria dele, que altera o atual modelo de partilha da exploração do petróleo e gás natural na área do pré-sal e em áreas estratégicas. O pedido deve ser analisado pelo plenário da Câmara nos próximos dias.

De acordo com Mendonça, a proposta apresentada em 2013 teve como objetivo corrigir o método adotado em 2010 e “vendido pelo governo como a verdadeira redenção do povo brasileiro”. Para ele, a exploração por meio de partilha “se mostrou um fracasso” já que apenas um leilão, o do Campo de Libra, foi feito de acordo com as regras. 

“Diante do fracasso, defendo o retorno ao modelo anterior, que garante maior competição e, consequentemente, maiores possibilidades de ganhos para o Tesouro”, cravou o democrata. O pernambucano acrescentou ainda que, “quebrada por escândalos”, a Petrobras não tem caixa para bancar os 30% de investimento no pré-sal, o que justificaria a mudança. 

COMENTÁRIOS dos leitores