Centenário de Pelópidas Silveira será celebrado no Recife

Primeiro prefeito eleito por voto popular receberá como homenagens a inauguração de um busto do político e uma solenidade no Museu da Cidade do Recife nesta quarta-feira (15)

por Giselly Santos ter, 14/04/2015 - 12:14

Primeiro prefeito do Recife eleito pelo voto popular, o engenheiro Pelópidas Silveira, se estivesse vivo, completaria 100 anos nesta quinta-feira (15). A data será celebrada com a inauguração de um busto do ex-gestor, às 10h, e uma solenidade organizada pelo Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, órgão responsável pela área de planejamento do município, às 19h. 

A intervenção artística será instalada na esquina entre a Rua da Aurora e a Avenida Conde da Boa Vista, em frente ao Recife Plaza Hotel. Já as homenagens da noite vão acontecer no Museu da Cidade, no Forte das Cinco Pontas. No evento serão exibidos dois vídeos, sendo um preparado especialmente em comemoração ao centenário, contando um pouco da vida e obra de Pelópidas. O outro, em 16 milímetros, foi realizado em 1956 por Firmo Neto e traça o perfil de Pelópidas enquanto gestor. Este faz parte do acervo da cinemateca do Teatro do Parque.

As solenidades contarão com a presença dos familiares e amigos de Pelópidas, além de entidades e profissionais ligados ao urbanismo. O prefeito Geraldo Julio (PSB) e ex-prefeitos da cidade também devem participar das homenagens. 

Quem foi Pelópidas?

Gestor do Recife por três vezes, o urbanismo foi um traço de grande relevância da passagem de Pelópidas sobre a administração municipal. O primeiro mandato de Pelópidas foi em 1946, quando ele assumiu o cargo após ser nomeado pelo governador José Domingues da Silva, permanecendo no cargo até agosto do mesmo ano. 

Em 1955, na primeira eleição popular para a prefeitura da capital, Pelópidas foi lançando candidato pela Frente do Recife, coligação que reunia seu partido (PSB), o PTB e o PTN. O socialista foi eleito com 81 mil votos.

O terceiro mandato aconteceu em 1963, quando ele foi eleito pela aliança firmada entre o PSB e o PTB. Porém o mandato foi mais curto do que o anterior, por ser aliado do ex-governador Miguel Arraes, com o golpe militar Pelópidas teve o mandato foi cassado pela Câmara de Vereadores do Recife.

Entre algumas de suas intervenções urbanísticas organizadas por Pelópidas Silveira estão as construções, alargamentos e pavimentações de ruas e avenidas (Avenida Conde da Boa Vista, Avenida Beberibe e da Rua Dom Bosco, por exemplo); reforma da Praça da Independência; instalação do serviço de ônibus elétrico; incentivo à construção de casas populares; construção de galerias, canais e pontes; construção de parques, praças e jardins, como o Sítio Trindade.

O engenheiro faleceu em 6 de setembro de 2008, aos 93 anos e, além do planejamento urbano do Recife, deixou como legado o incentivo à criação de associações de bairro e à democratização da participação popular por meio das audiências públicas.

COMENTÁRIOS dos leitores