Rui Falcão lança pesquisa sobre financiamento de campanhas

O líder do PT garante ser contra a ação e pode até abrir mão do benefício se for consenso da Executiva Nacional

por Élida Maria ter, 14/04/2015 - 15:30
Juana Acioli/LeiaJáImagens/Arquivo Para o petista a pesquisa como forma de ampliar o debate em torno do tema Juana Acioli/LeiaJáImagens/Arquivo

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Rui Falcão, lançou, nesta terça-feira (14), uma enquete sobre o fim do financiamento privado de campanha. A pesquisa visa colher informações se a legenda poderia ou não abrir mão, voluntariamente, de doações empresariais para financiar campanhas políticas.

Na enquete, o líder do PT garante ser contra o financiamento e lança a indagação aos internautas. “O PT defende o fim do financiamento empresarial de campanha. Eu defendo que nosso partido precisa abrir mão, VOLUNTARIAMENTE, desse tipo de contribuição. E você? Concorda comigo?”, pergunta Falcão no site do PT.

Para Rui Falcão a pesquisa também tem o intuito de debater com os eleitores o assunto. “Ainda não há consenso sobre isso, essa é uma posição minha. Faço essa pesquisa como forma de ampliar o debate em torno do tema, tudo precisa ser debatido e analisado”, reforçou o petista.

Em reunião do partido no último dia 31 de março, em São Paulo, Rui Falcão já havia saído em defesa da proposta. A mudança na forma de recebimento dos recursos poderá ser votada em reunião o Diretório Nacional, no dia 17 de abril, em São Paulo. Para o presidente do PT, a alteração na forma de recebimento de doações eleitorais representaria uma “mudança de cultura”.

COMENTÁRIOS dos leitores