IPMN: recifenses relacionam crise econômica à corrupção

Segundo dados da pesquisa, mais de 70% dos entrevistados apontaram o Governo Federal ou Dilma como os causadores do problema

por Élida Maria qui, 16/04/2015 - 00:30

As questões políticas e o problema de corrupção vivido atualmente no Brasil, principalmente com a investigação dos desvios de dinheiro envolvendo a Petrobras, passam a ser vistas e acompanhadas de forma mais intensa pela população. Num levantamento realizado entre os dias 7 e 8 de abril no Recife, o Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), revelou que quase 70% dos entrevistados acreditam que o Brasil está vivendo uma crise econômica, e dentre esses, a maioria apontou a corrupção, a Petrobras e a inflamação como os principais motivadores da situação. 

Saindo às ruas da capital pernambucana, o IPMN direcionou a seguinte indagação aos participantes da amostra: “Você acredita que o Brasil vive uma crise na economia”? Em resposta ao questionamento, 69,5% das pessoas sinalizaram com “sim”, 19,7% disseram “não” e 10,8% não souberam ou não responderam. 

Em relação a esta mesma problemática, a pesquisa perguntou posteriormente o que às pessoas sabiam sobre a crise. De forma espontânea, os entrevistados elencaram em primeiro lugar com 37,9%, informações ligadas à corrupção, seguido de crise da Petrobras com 25,8%, crise econômica/inflação com 13,5% e 6,7% disseram que o problema “era de responsabilidade de Dilma”. Ainda sobre esta questão, foram citados o desemprego com 3,3%, diminuição de benefícios sociais com 1,1% e 0,9% das pessoas acreditam que a situação é culpa do PT. 

Para o cientista político Adriano Oliveira, os resultados trazidos na pesquisa têm duas vertentes. “Esse dado é preocupante e ao mesmo tempo otimista. É preocupante porque as pessoas estão associando a crise ao governo Dilma e isso explica a baixa avaliação dela. É otimista pelo fato de que se a avaliação econômica melhorar, ela tem um aumento de popularidade”, analisou, lembrando os noticiários negativos e a inflação como questões fundamentais para associação feita ao governo Dilma. 

Detalhando ainda mais a avaliação, o IPMN, novamente de forma espontânea, quis saber dos 69,5% dos entrevistados que disseram que o Brasil vive uma crise econômica, de quem seria o responsável pelo problema. Dos participantes da amostra, 72,1% assinalaram o Governo Federal/Dilma como o principal responsável. Além da chefe do poder Executivo, outras justificativas também foram lembradas: 16% responderam de “políticos em geral”, 7% do “povo brasileiro” e 0,7% colocaram a culpa em “Lula” ou na corrupção. 

Para superar a crise, o Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau indagou quais ações o governo deveria adotar. Neste quesito, 36,7% dos entrevistados sugeriram acabar com a corrupção. Outros 19% pediram o impeachment de Dilma, 7,0% solicitaram a troca dos atuais políticos e 4,2% optaram pela melhora da administração. Outras medidas pontuadas, porém com percentuais menores, foram a diminuição dos impostos e a reforma política, entre outros. 

De acordo com Oliveira, a situação da Petrobras acaba influenciando a avaliação dos entrevistados, por isso, Dilma deveria criar estratégias para reverter à situação. “Ela precisa ter uma ação mais forte. Se ela conseguir domar mais a Petrobras e trazer notícias positivas, o clima negativo tende a ser diminuído”, sugeriu o cientista político. Outra questão avaliada pelo especialista foi o pedido de impeachment. “Esse é um sentimento imediato. Não significa que isso não possa ser revertido. E esta situação momentânea é em virtude às manifestações e pelo pessimismo econômico da corrupção, mas não quer dizer que isso não possa ser mudado”, destacou.

Na visão do economista Djalma Guimarães, as questões políticas têm norteado os aspectos econômicos da sociedade. “O fato é que as pessoas não estão percebendo a crise como um fenômeno apenas econômico, mas a questão política que leva à crise. Esses fatores externos da economia como à corrupção e a crise da Petrobras criam um cenário e as pessoas percebem, a partir daí, um cenário econômico ruim o que é muito preocupante porque quando o consumidor está pessimista, existe uma tendência que ele reduzia a intenção de consumo, e quando faz isso, o empregador venderá menos, e consequentemente, a gente tem um aprofundamento do ciclo negativo na economia”, avaliou.

Guimarães frisou ainda a falta de credibilidade que a população tem vivenciando em relação ao governo. “Os dados nos mostraram que as pessoas associam à crise econômica à corrupção, a crise da Petrobras, à responsabilidade do governo. Se nós não tivéssemos vivendo uma crise de credibilidade tão grande, talvez a rejeição não tivesse ocorrendo de forma tão intensa”, reforçou.

Pesquisa - O IPMN conversou com 624 pessoas com 16 anos ou mais nos dois dias de entrevista. A amostra possui um nível estimado de 95% de confiança e uma margem de erro estimada de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos. 

COMENTÁRIOS dos leitores