Roubo na Petrobras atrasa obras da refinaria, diz deputado

Nesta segunda-feira (18) integrantes da CPI da Petrobras vieram a Pernambuco colher informações sobre o empreendimento para inserir no relatório final

por Élida Maria seg, 18/05/2015 - 16:35
Reprodução/Facebook de Fernando Monteiro Os quatro deputados fazem parte da CPI da Petrobras Reprodução/Facebook de Fernando Monteiro

A visita feita nesta segunda-feira (18) por membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras à refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (RMR), será inserida no relatório final do colegiado. A comitiva composta pelos deputados federais Kaio Maniçoba (PHS-PE), Fernando Monteiro (PP-PE), Altineu Cortês (PR-RJ) e delegado Valdir (PSDB-GO) não encerrará a fiscalização no empreendimento. A próxima visita ao Estado já está aprovada e será no Estaleiro do Atlântico Sul (EAS). 

Segundo o vice-presidente da CPI, Kaio Maniçoba, o objetivo da fiscalização é tirar conclusões e verificar as denúncias feitas de perto. “Precisávamos ter a ideia de como está à situação para tirarmos a solução e fazer o relatório”, esclareceu ao Portal LeiaJá. O deputado Fernando Monteiro também reforçou o intuito da visita. "Viemos buscar mais informações para esclarecer alguns pontos e embasar toda a comitica da CPI da Petrobras", postou no Facebook. 

Após visita, o parlamentar alega que encontrou obras paradas e incompletas. “Diversas obras paralisadas, empresas que faliram e não terminaram a sua parte aqui e vai precisar fazer novas licitações e um novo plano de projetos. A questão mais gritante é a do trem II que está paralisado e isso é fundamental para a produção da refinaria e tem o trem I que está funcionando apenas com 80 % da capacidade”, detalhou. 

De acordo com Maniçoba, as informações colhidas hoje serão somadas aos depoimentos colhidos para fechar o relatório. Ele também fez questão de frisar a causa dos problemas encontrados. “Isso foi meramente a questão financeira, e o roubo da Petrobras que as empresas pararam, e os desvios de recursos e fraudes”, criticou.

Pontuando o prejuízo vivido na refinaria que produz apenas 70 mil barris por dias, o deputado garantiu novas visitas em Pernambuco. “A gente aprovou o requerimento para irmos ao Estaleiro do Atlântico Sul e logo estaremos aqui”, revelou Maniçoba.

COMENTÁRIOS dos leitores