O povo tem ajudado a superar ausência, diz filho de Campos

João Campos participou, nesta terça-feira (4), do lançamento da campanha organizada pelo IMIP para arrecadar fundos em prol da construção do Instituto de Oncologia Governador Eduardo Campos

por Giselly Santos ter, 04/08/2015 - 15:10

Prestes a completar um ano da morte do ex-governador Eduardo Campos (PSB), o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) lançou, nesta quarta-feira (4), uma campanha para arrecadar fundos em prol da construção do Instituto de Oncologia que levará o nome do socialista. Durante a cerimônia, o filho dele, João Campos, falou em nome da família e pontuou que o “apoio incondicional e o reconhecimento do povo” tem ajudado a família a superar o período posterior ao falecimento do pai. 

“Não é fácil caminhar por esta estrada e fechar esse ciclo de quase um ano, mas a gente comenta muito em casa que se não fosse o apoio incondicional e o reconhecimento do povo jamais seria possível ultrapassar este caminho”, frisou. “A partir do momento que você vê que a vida dele [Eduardo Campos] não foi em vão, isso, sem dúvida, é o maior conforto”, acrescentou João que participou do evento ao lado da mãe, Renata Campos. 

De acordo com o IMIP, o novo Instituto deve ampliar em 50% o número de atendimentos na área de oncologia. A expectativa é que sejam realizados, anualmente, 9 mil atendimentos, 36 mil quimioterapias, 2,4 mil radioterapias, 100 transplantes de medula óssea, 36 mil quimioterapias e 8,6 mil cirurgias. 

Agradecendo a homenagem, o estudante de engenharia também comparou a trajetória de Eduardo Campos com a da instituição filantrópica. “Uma homenagem feita por uma instituição que é reconhecida pelo trabalho sério e digno prestado ao Nordeste nos deixa mais feliz. Quando vi a imagem deste novo centro, muito bonito, eu pensei que a trajetória do IMIP caminha com algumas características muito parecidas com as do meu pai. Uma delas, com certeza, é a eficiência”, observou João Campos.

O governador Paulo Câmara também participou do evento e pontuou marcas da trajetória do ex-governador. “Eduardo nos ensinou a sempre buscar como gestor e líder não ficar apenas atrás do birô, mas tentar estar sentindo o que o outro está sentindo. É possível sim governar mais próximo do povo e buscando enfrentar o maior desafio que nós temos, de uma saúde pública melhor e mais humanizada”, frisou. 

Na visão de Câmara, a instalação da unidade ontológica “é um reforço para a saúde no Estado”. “Se não tivéssemos a ajuda do IMIP a situação da nossa saúde seria bem menos favorável. Temos certeza que vamos avançar e melhorar muito na saúde. A gente precisa sempre enfatizar a nossa capacidade de crescer e o governo precisa cuidar, cada vez mais, de salvar vidas”, observou o governador. Além dele, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), também enalteceu a iniciativa.  

Campanha de arrecadação

A campanha, lançada nesta terça, mostra a reabilitação de três pacientes da oncologia do IMIP e é norteada pelo apelo de que novas vidas podem ser salvas com a doação para construir o novo Instituto. As doações devem ser realizadas através da conta 13005600-3, da agência 3757, do Banco Santander, favorecido à Fundação Alice Figueira de apoio ao IMIP. 

COMENTÁRIOS dos leitores