Anônimos prestam homenagens a Eduardo Campos e Arraes

Túmulo onde avô e neto estão enterrados recebeu flores durante todo o dia e a visita de populares que admiravam os ex-governadores de Pernambuco

por Giselly Santos qui, 13/08/2015 - 15:54

O túmulo onde estão enterrados os ex-governadores Eduardo Campos e Miguel Arraes tem sido o foco das atenções nesta quinta-feira (13), no cemitério de Santo Amaro, em bairro homônimo, no Recife. A data tem sido de homenagens por marcar o primeiro ano do falecimento de Campos, após um acidente aéreo no litoral de São Paulo, e dez anos da morte do seu avô. 

Além dos líderes políticos e personalidades conhecidas, populares que admiravam os dois se revezam diante dos túmulos. “Perdi um filho quase na idade dele [de Eduardo Campos] e a morte dele me doeu igualmente. A mãe é quem sente mais do que qualquer pessoa”, frisou a aposentada Maria Moura, de 81 anos. Ela mora no Alto Santa Terezinha e disse ter ido ao cemitério escondido dos familiares só para visitar o local. 

>> Da tragédia ao recomeço: um ano sem Eduardo Campos

Alunos da Escola Estadual Ginásio Pernambucano também aproveitaram o dia para homenagear Eduardo Campos, com a banda marcial da unidade que tocou o hino nacional em frente ao túmulo do ex-governador. “Nada mais justo do que a gente vir aqui hoje. Eduardo foi um dos governadores que mais investiu em educação e um grande propulsor da música nas escolas”, disse o regente do grupo e professor de música, Waldirei Rodrigues. 

“Uma vez, quando estávamos na inauguração de uma EREM pouco antes dele deixar o governo, ele perguntou se a tuba era um instrumento pesado e pediu para tocar. Nós deixamos. Foi engraçado, ele não aguentou muito o peso”, acrescentou o professor, integrante do Ginásio Pernambucano desde 1990. 

Sempre rodeado de pessoas, mas sem tumulto, o túmulo onde Campos e Arraes estão enterrados está repleto de flores. Desde as coroas grandes, até uma singela rosa depositada unicamente no local. Fotografias e cartazes com uma das últimas frases dita pelo líder socialista: “Não vamos desistir do Brasil”. 

COMENTÁRIOS dos leitores