Aécio sinaliza positivamente para candidatura de Daniel

O deputado federal é cotado para assumir a majoritária tucana pela disputa da Prefeitura do Recife em 2016

por Giselly Santos sex, 27/11/2015 - 16:59

De passagem pelo Recife, nesta sexta-feira (27), o senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, sinalizou positivamente para uma possível candidatura do deputado federal Daniel Coelho (PSDB) para a prefeitura da capital pernambucana em 2016. Mesmo sem declarar com palavras diretas, Aécio enalteceu as qualidades do parlamentar e deixou clara a necessidade do PSDB de ampliar o comando das prefeituras pelo país. 

“Política é a arte de administrar o tempo, tenho por Daniel uma extraordinária admiração. No momento certo o partido vai tomar a sua decisão. Não será uma decisão tomada pela direção nacional do PSDB”, garantiu após participar do seminário do Instituto Teotônio Vilela (ITV), Caminhos para o Nordeste - Mobilidade Urbana, que aconteceu na zona sul do Recife. 

“Posso dizer que o PSDB se sente honrado em ter em seus quadros um nome tão qualificado como o de Daniel e em condições, sim, da disputa. Mas não é esse o objetivo da nossa agenda aqui hoje. Isso será amadurecido por ele próprio”, acrescentou. 

Apesar disso, o líder nacional disse que Daniel Coelho não deve ficar muito tempo na Câmara Federal, pois ‘outros desafios' esperam por ele. No início da tarde, Aécio encontrou com o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB). Indagado pela imprensa se não era desconfortável encontrar o socialista diante da conjuntura e com um pré-candidato para a disputa municipal, Aécio disse que não. 

“Cada um tem sua forma de fazer e ver a política. Política para mim é a arte do diálogo. Quem não tem capacidade de conversar na política não deveria sequer fazer política”, disparou. “Possa garantir a vocês que as decisões de candidaturas serão feitas pelo PSDB”, complementou ao comentar as investidas de Geraldo para inviabilizar uma postulação do PSDB em 2016.

Diante do ninho tucano, o dirigente também aproveitou para deixar claro que as decisões sobre as disputas municipais em Pernambuco serão tomadas pela direção estadual e não nacional. “Quero dizer a vocês que a nossa posição permanente será sempre de respeito às decisões municipais. Caberá sempre a nós da direção nacional coordenar apenas as articulações”, esclareceu. 

Segundo ele, um bom resultado em 2016 sinaliza positivamente para a legenda em 2018. “Nunca disputamos uma eleição municipal nas condições que faremos [em 2016]. Temos que ter em mente que não somos uma sigla para receber fundo partidário e tempo de televisão”, observou o dirigente. “O PSDB vai sair dessas eleições com o bico do tucano inclinado para cima”, acrescentou.

O senador informou ainda que em março de 2016 pretende voltar ao Recife para um seminário com os candidatos a prefeito, vice-prefeitos e vereadores do PSDB em todo o estado. "A ideia é que passemos uma tarde inteira, se for necessário, para ouvir as ideias. De roupagem nova, com a cara mais viva do que nunca e com muitas vitórias vai ser o PSDB em 2016", adiantou.

COMENTÁRIOS dos leitores