PT reúne diretório nacional para afinar discursos

Debate sobre a reforma da previdência social é um dos nortes do encontro. Alterações nas regras do setor dividem a bancada petista no Congresso Nacional

por Giselly Santos sex, 26/02/2016 - 13:22

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores se reúne, nesta sexta-feira (26), no Rio de Janeiro para tentar alinhar os discursos e definir as estratégias da legenda diante de temas polêmicos que vão ganhar fôlego na pauta do Congresso Nacional, como a reforma da previdência. Além das pautas remanescentes de 2015, como a crise econômica e o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). 

Os líderes do governo no Senado, Humberto Costa, e na Câmara, José Guimarães, além do presidente nacional da legenda, Rui Falcão, dirigentes estaduais e integrantes de todo o diretório nacional participam do encontro que se estende até este sábado (27). 

Com a expectativa de chegar ao Congresso Nacional até maio, a proposta que promove uma reforma previdenciária no país tem gerado discussões entre os parlamentares, tanto da oposição quanto da base governista. 

Mesmo assim, a presidente tem se colocado à disposição para “encarar a reforma da Previdência” e dizer que “não é possível que a idade média de aposentadoria no Brasil seja 55 anos”, já que a expectativa de vida dos brasileiros está aumentando. Apesar disso, as modificações no setor dividem o PT e diversos movimentos sociais.

Dentro da reforma, deverão ser debatidos os seguintes temas: demografia e idade média das aposentadorias; financiamento da Previdência Social: receitas, renúncias e recuperação de créditos; diferença de regras entre homens e mulheres, pensões por morte; Previdência rural: financiamento e regras de acesso; regimes próprios de Previdência e convergência dos sistemas previdenciários.

COMENTÁRIOS dos leitores