Políticos ressaltam "força da música" de Naná Vasconcelos

Percussionista morreu na manhã desta quarta-feira (9), no Recife. Governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Julio decretaram luto oficial de três dias

por Giselly Santos qua, 09/03/2016 - 11:53
Fernando da Hora/LeiaJáImagens/Arquivo Geraldo lembrou que Naná Vasconcelos abriu oficialmente carnaval do Recife por 15 anos Fernando da Hora/LeiaJáImagens/Arquivo

A morte do percussionista Naná Vasconcelos, na manhã desta quarta-feira (9), não trouxe tristeza apenas para o cenário artístico, diversos políticos pernambucanos lamentaram o falecimento do músico. O governador Paulo Câmara (PSB) decretou luto oficial no estado por três dias e pontuou, em nota encaminhada à imprensa, “a força da música” que Naná “conseguiu levar para todos os continentes”. 

“Pernambuco acordou triste. O silêncio causado pelo desaparecimento de Naná Vasconcelos em nada combina com a força da sua música, dos ritmos brasileiros que ele, como poucos, conseguiu levar a todos os continentes. Naná era um gênio, um autodidata que com sua percussão inventiva e contagiante conquistou as ruas, os teatros, as academias”, elencou o socialista, prestando ainda solidariedade para com os familiares do percussionista.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), destacou a participação do pernambucano durante 15 anos consecutivos na abertura oficial do carnaval da cidade. O gestor afirmou que Naná Vasconcelos era um “artista universal” e um dos que mais valorizava a sua terra. 

"Naná nos presenteou, sempre, com algo ainda maior do que o seu talento, que era diferenciado, era singelo e gigante. Naná nos trouxe a sua generosidade e um compromisso sincero, íntegro, com as pessoas da sua terra de raiz, na qual fez surgir tantos frutos”, enalteceu o prefeito, que também decretou três dias de luto oficial no município. 

Para Geraldo, com o exemplo de vida e de força o músico vai “conseguir fazer o seu projeto de vida e de arte, que se misturavam, seguir em frente, afinado. Nas mãos de milhares de seguidores, nos corações de milhares de admiradores".

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) também lamentou a morte do percussionista e disse ter recebido a notícia “com um imenso pesar”. “Era um grande artista, de incrível talento e reconhecido internacionalmente. Naná foi um orgulho para todos nós pernambucanos e certamente deixa um legado que seguira influenciando muitas gerações”, declarou.

Respeitado mundialmente, Naná Vasconcelos faleceu em decorrência a complicações no tratamento de um câncer no pulmão. O artista tinha 71 anos e descobriu a doença no ano passado. O velório do corpo dele será realizado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a partir das 14h. Já o enterro está previsto para acontecer nesta quinta-feira (10), às 10h.

Veja outras declarações:

"Nossa gratidão ao mestre que ecoou o sons da nossa terra aos quatro cantos do mundo! Os tambores pernambucanos se calam para o céu  receber Naná Vasconcelos”, deputado estadual e presidente do PSDB de Pernambuco, Antônio Moraes.

"Naná sempre foi um homem de fé. Um artista que aliou ao seu ofício um sentido maior de cidadania. Sua música reafirmou e enalteceu suas crenças, sua raça, o seu povo. A obra de Naná reconhecida ao longo da sua trajetória é grande. Maior é o legado que ele deixa. Uma semente plantada no coração de cada menino, cada jovem, que teve a honra de conviver com o Mestre nos ensaios em que ele fazia, sistematicamente, nas comunidades do Recife. O som dos tambores continuará ecoando no infinito. Certamente, a partir de hoje, as estrelas vão ganhar mais cadência", secretária de Cultura do recife, Leda Alves. 

“A obra de Naná encantou o mundo. Virou referência. O artista foi responsável por diversos projetos sociais, levando o Maracatu para comunidades carentes do Recife. Em 2003, tive a honra de entregar a Naná a Medalha do Mérito Cultural, no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Deixo aqui minha solidariedade à família e amigos do inesquecível Naná Vasconcelos”, deputado federal Bruno Araújo.

LeiaJá também

--> Naná Vasconcelos: muita música no combate ao câncer

--> Projeto Café no Bule reúne Naná, Baleiro e Lepetit

--> Naná Vasconcelos: 'Você não vê isso no Rio de Janeiro'

--> Naná Vasconcelos celebra 70 anos com novo restaurante 

--> Em vídeo, Naná Vasconcelos fala de tratamento com poesia

COMENTÁRIOS dos leitores