Sérgio Moro encaminha planilha da Odebrecht para o STF

Diversos políticos citados no documento têm foro privilegiado

por Giselly Santos seg, 28/03/2016 - 14:57

Responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, o juiz Sérgio Moro decidiu encaminhar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a planilha da Odebrecht que detalha pagamentos da empreiteira a mais de 300 políticos de todo o país, inclusive pernambucanos.

No despacho, o magistrado afirma que "é prematura qualquer conclusão quanto à natureza" dos dados e pagamentos identificados nos arquivos recolhidos pela Operação Acarajé na casa do executivo Benedicto Barbosa da Silva Júnior.

O envio para a análise do STF se deu pelo foro privilegiado de diversos políticos citados na planilha. Na listagem aparecem tanto aliados ao governo quanto opositores. Entre as planilhas o que mais chamou a atenção foram os codinomes dados a alguns citados.

Na listagem, aparece o deputado federal Raul Jungmann (PPS), chamado de “bruto”; o líder do governo no Senado, Humberto Costa (PT), de “drácula”; o filho do deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB), Jarbas Vasconcelos Filho (PMDB) citado pelo codinome de “viagra”; o prefeito do Recife, Geraldo Julio é chamado de “neto”; o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), de “charada”; e o ex-prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca (PSB), de “cacique”. Todos negaram ter recebido doações ilegais.

 

COMENTÁRIOS dos leitores