Confira como é gasto dinheiro do contribuinte guarulhense

Veja como é distribuído o orçamento da 9ª economia do país. Segurança e Meio Ambiente ficam com menos de 1%

LeiaJa / Wagner Silvapor Wagner Silva sex, 03/06/2016 - 17:35
Quase 25% da arrecadação do município vem de impostos, mas, para onde vai? Reprodução Quase 25% da arrecadação do município vem de impostos, mas, para onde vai?

Domingo, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas, em Guarulhos, há pouco o que comemorar. Na prestação de contas do município de 2015, é possível constatar que menos de 1% da arrecadação e dos repasses fica com a Secretaria do Meio Ambiente. Pouco? O mesmo vale para segurança pública!

Nas áreas centrais da cidade é possível encontrar algumas praças e canteiros bem conservados. Porém, na periferia, a situação é bem diferente. Muitos locais arborizados servem de depósito permanente de lixo e margens de rios e córregos da cidade se transformam em esgoto a céu aberto. Um exemplo de descaso é o do córrego Cabuçu de Cima, que faz a divisa de São Paulo com Guarulhos. O córrego tem entulho, dejetos e esgoto das casas que ficam quase dentro d'água. Na região de Cumbica não é difrente: há dois córregos que rodeiam o aeroporto e as ocupações irregulares e falta de fiscalização contribuem com a poluição.

Outros dados que chamam atenção são os gastos com a Secretaria Para Assuntos de Segurança Pública, que também não chega a 1%, e os da Coordenadoria de Políticas Para as Mulheres, que responde por pouco mais de 0,5 % do orçamento. Somente nestes três primeiros dias do mês de junho ocorreram dois assassinatos. Em um dos casos, o corpo de uma jovem de 14 anos foi encontrado carbonizado no Bairro Ponte Alta, em um terreno baldio de uma rua com iluminação precária e que é usada como local de descarte irregular de entulho.

Estes gastos somados correspondem a quase 67% do orçamento do município. À esse montante é adicionado pouco mais de 16% do SAAE (Sistema Autônomo de Água e Esgoto), e o restante é dividido entre despesas não discriminadas e as nove Coordenadorias da cidade. Para conferir os dados na íntegra os dados basta acessar www.guarulhos.sp.gov.br.

COMENTÁRIOS dos leitores