IPMN realizará pesquisas eleitorais em setembro

A partir do mês de setembro, o Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau divulgará uma série de pesquisas sobre intenções de votos dos eleitores aos candidatos a prefeito

por Taciana Carvalho sex, 19/08/2016 - 19:25
Antônio Cruz/ Agência Brasil A série de pesquisas, que inicia em setembro, acontecerá em um bom momento, após as olimpíadas do Rio, que terminam no próximo domingo (21) Antônio Cruz/ Agência Brasil

Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) irá realizar, em parceria com o Jornal do Commercio, uma série de pesquisas para saber a intenção dos eleitores na escolha dos candidatos a prefeitos do Recife. Vale lembrar que, no ano de 2012, o Instituto conseguiu antecipar o resultado no qual, o então candidato socialista Geraldo Julio (PSB), teve ampliado o seu percentual de intenções de voto elegendo-se gestor da cidade. 

Neste ano, o Instituto traz novidades. Serão apresentados aos eleitores, durante a realização das pesquisas, fotos dos candidatos. O cientista político e coordenador do IPMN Adriano Oliveira explica que o objetivo é resgatar os sentimentos dos eleitores. “Não buscamos apenas a intenção de votos, mas também verificar o sentimento, a reação da população ao ver as fotos dos candidatos para que possam dizer quem mais admira e em quem confia ou não”, declarou. 

Outra finalidade do Instituto será alcançar a expectativa da pesquisa eleitoral de 2012. “Com o trabalho que realizamos, conseguimos antecipar o resultado das eleições de Geraldo Julio, que ganhou em primeiro turno”, frisou Adriano.

Para o cientista, a série de pesquisas, que inicia em setembro, acontecerá em um bom momento, após as olimpíadas do Rio, que terminam no próximo domingo (21). “Toda a metodologia que será utilizada busca ver o interesse dos eleitores nesta disputa. Será feita num momento oportuno”, declarou.

Neste mês, o IPMN realizou uma pesquisa sobre os assuntos mais criticados entre os eleitores. A falta de segurança foi o mais censurado com 41,9%. O segundo tema com maior foco foi a saúde (12,7%), seguida por saneamento básico (12,6%), buracos nas vias e calçadas (10,6%), limpeza (3,2%), falta de água (2,1%), iluminação (1,7%), alagamento (1,3%), trânsito (1,2%) e acessibilidade (1,3%) – todas relativas à infraestrutura. A pesquisa foi realizada, no Recife, e em mais quatro cidades da Região Metropolitana (RMR) – Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Cabo de Santo Agostinho.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores