Geraldo diz que apesar da crise vai "cumprir as promessas"

O prefeito reeleito ponderou que conseguiu fazer grandes obras nos "tempos de vaca magra" do primeiro mandato e continuará fazendo nos próximos quatro anos

por Giselly Santos seg, 31/10/2016 - 11:46

Reeleito para governar o Recife, o prefeito Geraldo Julio (PSB) afirmou, nesta segunda-feira (31), que o Brasil precisa voltar a crescer para ampliar os investimentos das prefeituras no país. Ponderando a execução das promessas de campanha para o segundo mandato diante de um contexto nacional de crise econômica, o pessebista disse que vai “continuar fazendo o que já tem feito” para governar a cidade e não projetou uma redução imediata da máquina pública.

“Vou continuar fazendo o que já tenho feito. Governei na crise [no primeiro mandato], conseguimos fazer o maior Hospital, a obra da Via Mangue, o Compaz, o maior programa de requalificação da cidade, tudo isso numa intensa crise”, observou, em entrevista a uma rádio local. “Sempre tem que ter a intenção de cuidar da despesa e encontrando onde cortar para favorecer a população. Se o Brasil não sai da crise, isso tem que acontecer permanentemente”, emendou. 

Entre as medidas de ajuste fiscal que já estão sendo tomadas pelo Governo federal está a Proposta de Emenda à Constituição 55/2016, mais conhecida como PEC do Teto de Gastos, em análise no Senado Federal. Sobre as mudanças estabelecidas pela proposta, Geraldo reforçou ser contrário a elas. 

“Não somos contra ajustes e as contas estarem equilibradas, mas do jeito que a PEC foi elaborada traz prejuízos para saúde e educação. Quem paga a conta é povo sozinho. Quando isso acontece, prefeitos e governadores podem ser obrigados a fechar hospitais, creches, escolas, maternidades”, salientou. 

De um técnico indicado por Eduardo Campos, o prefeito ao sair das urnas com mais de 60% dos votos é cacifado para se tornar um líder do PSB no país. Com um contexto de avaliação regular da administração do governador Paulo Câmara (PSB), Geraldo foi questionado se ele vai concluir o mandato ou disputará em 2018 o cargo estadual. 

“Ele já disse que é candidato à reeleição, acredito que o Brasil passa por um momento de dificuldade e é em um momento como este que Paulo tem governado Pernambuco com muita competência”, frisou, pontuando que seguirá até 2020 na PCR. “Vou cumprir meu mandato”. 

Sobre a inserção dele no âmbito nacional do PSB, Geraldo ressaltou que sua prioridade é administrar o Recife, mas tem “muito interesse no fortalecimento do PSB”. 

Efetivação de promessas

Durante a campanha, a promessa de construção do Hospital do Idoso foi a que mais se destacou. Indagado sobre quando iniciará a construção, Geraldo disse que ainda não encontrou um local para instalar a obra. “Agora vamos identificar a área, fazer o projeto, pedir apoios aos parlamentares com emendas. O Hospital da Mulher em três anos deu certo, construir ele em tempos de vacas magras foi muito importante. O Hospital do Idoso tem um porte menor e vamos conseguir custear. Já apresentamos os pedidos a todos os parlamentares”, detalhou.

Já sobre quando o Hospital da Mulher vai operar integralmente, o prefeito disse que “em poucos meses ele estará a plena carga”. “O Hospital a Mulher está pronto e concluído. O que ele tem é um cronograma de serviços para entrar em funcionamento. Já começamos o pedido de procedimento de credenciamento junto ao SUS, estamos aguardando o resultado disso”, pontuou. 

A requalificação da Avenida Conde da Boa Vista também foi ponderada. “Estudamos o caso com profissionais especializados. Sabemos o movimento em cada um dos locais da Avenida. Este estudo se conceituou em um projeto estrutural que vai se transformar em um projeto de engenharia. É uma obra que será feita”, garantiu. 

Para o novo mandato, o prefeito disse que dará prioridade a educação. “É com ela que construímos o futuro. É um investimento feito por longo prazo. A maior ação que a prefeitura tem nesses três anos e meio é a transformação na educação”, destacou. 

Alianças

Durante os últimos dias de campanha e nesse domingo (30) após a vitória ser concretizada, Geraldo Julio pontuou inúmeras vezes que pretende reunir todas as lideranças da cidade para governar no segundo mandato. Indagado se teria algum desconforto com a reativação da aliança com partidos como o DEM e o PSDB, ele negou. “Não tenho constrangimento com nenhuma força ou liderança que queira ajudar a governar o Recife. Não temos restrição nenhuma”, declarou. 

COMENTÁRIOS dos leitores