“A política é um espaço muito masculino”, diz prefeita

Ana Célia (PSB), gestora de Surubim, disse que o espaço pequeno destinado às mulheres na política torna o desafio ainda maior

por Taciana Carvalho qui, 30/03/2017 - 16:37
Brenda Alcântara/LeiaJáImagens Brenda Alcântara/LeiaJáImagens

A prefeita de Surubim, Ana Célia (PSB), cidade localizada no Agreste pernambucano, representa bem as mulheres. Ela foi uma das apenas 25 que foram eleitas para ser chefe do Executivo municipal das 184 cidades pernambucanas. Em entrevista concedida ao LeiaJá, nesta quinta (30), para a série Entrevista da Semana, a socialista falou sobre as dificuldades que encontrou, durante a campanha eleitoral de 2016, não somente pela descrença da população no que diz respeito à política, como também as pessoais até sair vitoriosa.

“São poucas prefeitas. A gente sabe que a política é um espaço muito masculino, então, o desafio ainda é maior”, lamentou.  A gestora da famosa cidade da Vaquejada, no entanto, comemora um feito. Em 2012, o número era ainda menor: oito a menos. “Isso significa um avanço que estamos tendo”, disse. 

Ela declarou que, com o passar do tempo, será cada vez mais mostrada a força das mulheres na política. Também ressaltou que a “crise econômica” não a abala já que, durante o pleito do ano passado, conviveu com a “desesperança e pessoas sem fé na participação política”. 

Célia falou sobre o “fazer gestão”. “São obstáculos muito grandes e a cada dia os recursos diminuindo. A gente encontrou, quando assumimos, débitos no INSS e na Previdência. Encontramos todas as máquinas retroescavadeiras sem pneus e uma ambulância do SAMU parada”, contou. Disse, ainda, acreditar na “ajuda do povo” para superar os problemas porque, segundo suas palavras, “o povo é quem ajuda a gente a governar”. 

Ana Célia comemora em dobro. Ela foi eleita vice-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) sendo a primeira mulher da história do órgão a ocupar o cargo. “Tem um peso muito grande, mas é também uma comemoração. Cada um que passou na Amupe deu sua contribuição”, concluiu. 

COMENTÁRIOS dos leitores