Mais de 700 ipojucanos não estão aptos a votar no domingo

Apesar do município ter um eleitorado de 67.210 pessoas, apenas quem estava apto para votar em outubro de 2016 poderá exercer o direito

por Giselly Santos sex, 31/03/2017 - 12:00
Giselly Santos/LeiaJáImagens O presidente do TRE detalhou como será o pleito no domingo (2) Giselly Santos/LeiaJáImagens

Os eleitores de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (RMR), voltam às urnas no próximo domingo (2) para escolher quem vai administrar a cidade até 2020. Entretanto, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), apesar do município ter um eleitorado de 67.210 pessoas, apenas quem estava apto para votar em outubro de 2016 poderá exercer o direito. O que significa que os 720 eleitores que se inscreveram ou regularizaram o cadastro eleitoral de novembro do ano passado até agora não podem participar do pleito.

"Quem vai poder votar são os eleitores inscritos até o dia 2 de novembro [150 dias antes da eleição]. Vai ter eleitor que vai chegar lá com o título e não vai constar nos cadernos de votação, isto acontecerá porque apenas quem estava com a situação regular para a eleição de outubro é que estará apto a votar”, explicou o presidente do TRE-PE, desembargador Antônio Carlos Alves da Silva, durante uma coletiva que aconteceu na manhã desta sexta-feira (31). 

Com um histórico de campanha judicializada, o presidente do TRE também disse ter reunido as coligações para pedir que o pleito fosse o mais democrático possível. “Tomamos a iniciativa, com o juiz e corregedor [de Ipojuca], de reunir os candidatos e as coligações para garantir a democracia, mas por questão de cautela, o TRE montou um esquema para o sábado de o domingo com 150 policiais militares, 10 soldados do Choque e a Polícia Federal”, detalhou.  

A nova eleição em Ipojuca vai acontecer porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impugnou a candidatura do prefeito eleito em outubro, Romero Sales (PTB), por improbidade administrativa. Até o momento a cidade vem sendo conduzida por uma administração interina. Concorrem ao cargo os candidatos Carlos Santana (PSDB), Olavo Aguiar (PMN) e Célia Sales (PTB).

Assim como nas eleições tradicionais, a votação inicia às 8h e encerra às 17h. A expectativa do TRE é de concluir a apuração e divulgar o resultado até às 19h. A diplomação do eleito deve acontecer até o próximo dia 20, após as prestações de contas e apreciação de possíveis recursos dos candidatos. 

Dados técnicos

Para atender aos 66.490 eleitores, o TRE encaminhou 208 urnas para as seções na cidade, sendo 20 reservas.  De acordo com o órgão um total de 844 servidores vão trabalhar durante a eleição que custou 157,2 mil aos cofres públicos. O pleito será acompanhado pelo juiz da 16ª Zona Eleitoral, eduardo José Loureiro Burichel. 

COMENTÁRIOS dos leitores