Senado instala CPI da Previdência nesta semana

O colegiado visa investigar a contabilidade da Previdência Social, esclarecendo as receitas e as despesas do sistema, bem como os possíveis desvios de recursos

por Dulce Mesquita seg, 24/04/2017 - 09:16

Na quarta-feira (26), o Senado irá instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência. A sessão está marcada para as 15h. Na ocasião, serão escolhidos presidente, vice-presidente e relator do colegiado.

O colegiado visa investigar a contabilidade da Previdência Social, esclarecendo as receitas e as despesas do sistema, bem como os possíveis desvios de recursos. A composição é de sete membros titulares e cinco suplentes, com prazo de funcionamento de 120 dias, prorrogável por mais 120. A comissão terá uma dotação orçamentária de até R$ 100 mil para custear suas despesas.

A CPI é uma iniciativa do senador Paulo Paim (PT-RS) que reuniu 60 assinaturas – mais que o dobro do necessário, 27 assinaturas - para verificar as dívidas de grandes empresas com a Previdência, a sonegação e a concessão de anistias, desonerações e desvinculações tributárias que teriam provocado o desabastecimento do caixa do setor nos últimos anos.

Com informações da Agência Senado.

COMENTÁRIOS dos leitores