Petrobras adota nova política de preço para gás de cozinha

Cotação do dólar e tabela do mercado europeu irão ditar correção do valor do botijão de 13 quilos

por Wagner Silva qua, 07/06/2017 - 15:55

A Petrobras anunciou hoje (7) a implantação da política de preços para as embalagens de 13 quilos do GLP, o gás de cozinha. De acordo com a determinação da resolução 4/2005 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), o preço do botijão deve flutuar, tendo seu valor calculado e afixado no dia 5 de cada mês, de acordo com a variação de preços dos mercados europeus e da cotação do dólar.

Com isso, o preço deverá ficar abaixo do praticado atualmente, de acordo com o presidente da Petrobras, Pedro Parente. “Em relação ao consumidor final, podemos dizer que, a exemplo do que está acontecendo com a gasolina e com o diesel, nós vamos seguir rigorosamente a referência utilizada, significando dizer que, assim como pode subir [o preço], também pode cair”, afirmou o ministro.

A adoção da tabela variável de preços foi elogiada também pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), com ressalvas para a prática adotada em relação ao comércio e a indústria. “Conforme nota divulgada hoje pela estatal, ainda permanecem incertezas quanto aos procedimentos de ajuste nos preços para os próximos meses. Deve-se notar também que a política anunciada não tratou do preço do gás comercializado para outras embalagens, que atendem o comércio e a indústria”, destacou a entidade.

COMENTÁRIOS dos leitores