“Papel dos pais é ensinar valores”, diz Gustavo Krause

O ex-governador de Pernambuco também disse que uma das coisas mais difíceis é educar

por Taciana Carvalho dom, 13/08/2017 - 14:13
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O ex-governador Gustavo Krause, pai de cinco filhos, acredita que muito mais do que comemorar o Dia dos Pais, neste domingo (13), é necessário ir além. Para ele, o papel dos pais é acima de tudo ensinar os valores necessários para a vida. “Ensinar sobre respeito às pessoas e sobre agregar nas relações humanas. Costumo dizer que uma das coisas mais difíceis é educar", disse em entrevista ao LeiaJá. 

“Na minha visão o papel de pai vai muito além. O pai é aquele que dá o exemplo e eu sempre estive muito presente nessa relação com eles. É um sentimento muito único e incondicional pelos nossos filhos”, disse Krause.

Dos filhos, ele conta que apenas Priscila Krause, hoje deputada estadual, seguiu a carreira política. “Evidentemente que houve uma influência. Quando ela era criança já prestava atenção aos meus passos. Ela foi a única que escolheu a política. Priscila tem um dom, uma vocação, o que não foi o meu caso. Na minha vida não me preparei para ser político, me preparei para ser professor, a política foi um acidente. Por isso, eu acho que essa vocação política é a soma de responsabilidade e paixão. Ela tem essas coisas”.

Gustavo Krause lamenta o preconceito que existe com relação a filhos de políticos seguir a mesma trajetória. “O nome diz tudo: é um pré-conceito, que é difícil de destruir. Mas, por ser um pré-conceito, ao meu entender, morre no nascedouro. É possível a influência e pode existir famílias que tenham essa conotação, que tenham participantes da política, mas que estão por uma vocação, na política isso é menor. Também depende muito do comportamento do pai. Às vezes, a influência pode ser positiva, mas também pode ser que não”, declarou. 

COMENTÁRIOS dos leitores