Deputado critica falta de investindo na Missa do Vaqueiro

A 16° edição do evento, no município de Canhotinho, aconteceu no último domingo (10)

por Taciana Carvalho ter, 12/09/2017 - 16:05
Divulgação/Fundação Padre João Câncio Divulgação/Fundação Padre João Câncio

O deputado estadual Álvaro Porto (PSD) utilizou o plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na tarde desta terça-feira (12), para falar sobre a 16 edição da Missa do Vaqueiro, que acontece no último domingo (10), no município de Canhotinho, no Agreste Meridional. O parlamentar falou que mesmo sendo considerado uma "expressiva manifestação de cultura e devoção religiosa", é "ignorado" pelo Governo do Estado.

"Numa postura que talvez possa ser explicada por picuinhas e retaliação político-partidárias, órgãos estaduais que fomentam e apoio eventos desta natureza se negaram a colaborar com a Missa do Vaqueiro. A Prefeitura de Canhotinho enviou ofícios fundamentando a relevância da missa e solicitando apoio, mas recebeu não como resposta", contou.

Em seu pronunciamento, Álvaro também criticou a Fundarpe. "Da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, a Fundarpe, a negativa foi feita, inclusive, por telefone. A Fundarpe não se dignou a enviar nem mesmo um ofício para documentar a sua resposta".

"O Governo do Estado demonstrou distanciamento do povo do Agreste Meridional. No entanto, com esforços da prefeitura, do nosso mandato e de parcerias com patrocinadores, a missa aconteceu. E esta edição, é bom que se diga, acabou ganhando importância não só para Canhotinho e região, mas para Pernambuco", frisou.

Ele também falou sobre a presença de alguns políticos na festa. "Atendendo ao nosso convite, algumas das mais expressivas lideranças do Estado compareceram e fizeram com que a missa deste ano entrasse para a história. A presença dos senadores Fernando Bezerra Coelho e Armando Monteiro, dos ministros das Cidades, Bruno Araújo, e das Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, e dos deputados Priscila Krause e Silvio Costa Filho reafirmou a sintonia dos partidos de oposição na construção da frente para a disputa eleitoral de 2018.

"O que vimos em Canhotinho no domingo foi uma demonstração clara do entendimento destas forças. As lideranças reiteraram o desejo que já tinham externado em Caruaru há cerca de 20 dias. E se os interesses estão afinados, os discursos também. A ordem é consolidar a frente e oferecer ao povo de Pernambuco uma alternativa para a retomada do desenvolvimento, combate à violência e melhoria nos serviços essenciais", afirmou.

 

COMENTÁRIOS dos leitores