Projeto: dinheiro poderá ter prazo de validade
O objetivo da proposta que tramita no Senado Federal seria estimular a circulação de cédulas e evitar que fique parado em casa
O projeto de lei 435/2017, em tramitação no Senado Federal, tem dado o que falar. A proposta tem como objetivo que o dinheiro tenha prazo de validade para estimular a circulação de papel-moeda e evitar que fique parado em casa. O prazo, caso aprovado, será estipulado pelo Conselho Monetário Nacional (CNM).
Em consulta pública disponível no site do Senado Federal onde qualquer pessoa pode votar sobre o tema, a maioria se mostra contrário ao projeto. Até agora, 3.490 foram contra a proposição e apenas 58 a favor.
“Quer estimular a movimentação de cédula? Acabem com a corrupção, aumentem a possibilidade de ganho salarial dos trabalhadores e reduzam a carga tributária”, escreveu um. “Que falta de respeito com o cidadão que visa poupar. Porque vocês não diminuem as taxas e os impostos?”, criticou outro internauta.
O projeto, de autoria do senador Sérgio Petecão (PSD), será votado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde ainda não foi indicado relator.