PMDB de Pernambuco deve apoiar Alckmin, diz Raul Henry

O presidente do partido disse que levará o assunto para a direção estadual definir, mas ponderou que "o sentimento" dos peemedebistas de Pernambuco é este

por Giselly Santos seg, 20/11/2017 - 17:39
Paulo Uchôa/LeiaJá Imagens Paulo Uchôa/LeiaJá Imagens

Presidente do PMDB de Pernambuco, o vice-governador Raul Henry afirmou, nesta segunda-feira (21), que o sentimento da legenda no estado é de apoiar a eventual candidatura do governador de São Paulo, Geraldo Alckmim (PSDB), à presidência da República. Henry disse que a postura ainda será submetida ao diretório, mas o anúncio feito pelo deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB) de que endossa a postulação do tucano não é isolado. 

"Tenho uma opinião idêntica a do ex-governador. Agora tenho a responsabilidade de ser presidente estadual e tenho a impressão de que esta é a posição do partido: apoiar Geraldo Alckmim, mas é preciso submeter à direção. Jarbas é uma liderança que tem estatura, a percepção é de que a postura dele é comungada pelo partido", observou. Segundo ele, não há possibilidades de alas do PMDB apoiarem a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como vem se cogitando nos bastidores. 

O presidente não condicionou o apoio às especulações de que Jarbas estaria sendo cotado para vice na chapa de Alckmin. E destacou que se a direção estadual se manifestar a favor dele, a nacional não poderá intervir. "É tradicional do PMDB respeitar o posicionamento dos seus diretórios. Aqui no Nordeste, por exemplo, vemos o PMDB aliado do PT, partido adversário nacionalmente. Em Pernambuco temos uma aliança sólida com o PSB é para a nacional poderemos marchar com o PSDB", frisou, deixando claro que não existe mais obrigatoriedade na Justiça Eleitoral por verticalização.

COMENTÁRIOS dos leitores