A máscara do PSB está caindo, dispara líder da oposição

A afirmativa do deputado estadual Marco Aurélio (PRTB) foi em reação ao cenário de ‘descaso’ que, segundo ele, pode ser observado no Hospital Otávio de Freitas, no Recife

ter, 30/04/2019 - 08:27
Roberto Soares/Alepe Roberto Soares/Alepe

Deputados da oposição dispararam contra o Governo de Pernambuco após uma recente fiscalização no Hospital Otávio de Freitas, no Recife. Durante a sessão plenária dessa segunda-feira (29), o líder da bancada, Marco Aurélio (PRTB), disse que a realidade observada no centro médico “mostra que máscara do PSB está caindo”. Isto porque, segundo ele, a situação da unidade de saúde está “cada vez pior”.

Em menos de dois meses a oposição fez duas vistorias no hospital e Marco Aurélio disse que, além da mistura de pacientes de diferentes doenças, de banheiros sem água e da presença de animais peçonhentos nos corredores, foram observados equipamentos quebrados e funcionários reclamando da falta de material para trabalhar.

A deputada Clarissa Tércio (PSC) reforçou a crítica pontuando que o local vive um “cenário de carência e de tratamento desumano”. Ela destacou que havia pacientes com problemas de trauma junto com outros acometidos de doenças infectocontagiosas, como hepatite e tuberculose. “Também pude ver uma criança com necessidades especiais no chão, nuvens de mosquito pelos corredores, banheiros interditados por escassez de água  e cirurgias sendo desmarcadas por falta de material”, citou.

“Se nós, que somos deputados, não estamos sendo ouvidos pelo Governo do Estado, imaginem o povo?”, questionou a deputada, ressaltando que a saúde do Estado como um todo “está em crise”.

Marco Aurélio ainda lembrou da crítica já exposta pela deputada Priscila Krause (DEM) sobre as ambulâncias que, segundo ela, estavam abandonadas no Hospital Otávio de Freitas.

“Mas a novidade dessa visita é que pudemos conferir de perto 28 ambulâncias do Samu novas abandonadas em um depósito junto com 200 aparelhos de ar condicionado dentro das caixas”, salientou Marco Aurélio. O líder oposicionista ainda aproveitou a oportunidade para cobrar a volta do secretário de Saúde, André Longo, para prestar contas na Comissão de Saúde da Alepe.

Em defesa do governo, o líder Isaltino Nascimento (PSB) disse que a oposição “aparenta estar sendo contra o serviço público”. “Pernambuco só tem melhorado os indicadores de saúde nos últimos anos”, frisou. Em aparte ao pronunciamento dele, o deputado Diogo Moraes (PSB) informou que as ambulâncias e os ar-condicionados encontrados no hospital estão apenas guardados no local. “Os equipamentos são dos municípios. O Estado apenas está cedendo espaço para abrigá-los”, justificou.

COMENTÁRIOS dos leitores