Bolsonaro critica Noruega, mas com vídeo dinamarquês

Presidente se enganou ao proferir disparos contra o país que suspendeu repasses para o Fundo Amazônia

seg, 19/08/2019 - 11:01

O vídeo, que é datado de maio deste ano, mostra caçadores matando as baleias em uma praia, deixando a água do mar tingida de sangue. Ao compartilhar a gravação, Bolsonaro alega que cerca de 40% do Fundo Amazônia é direcionado para ONGs, "refúgio de muitos ambientalistas". "Veja a matança das baleias patrocinada pela Noruega", escreveu o presidente.

Embed:

Entretanto, de acordo com a Agência Lupa, que verificou as imagens, a gravação foi feita nas Ilhas faroé, arquipélago no Atlântico Norte, dependente da Dinamarca, onde acontece um festival anual chamado Grindadráp. Segundo a Lupa, neste festival, os caçadores encurralam baleias usando barcos e direcionam os animais para praias locais. 

O Fundo Amazônia já recebeu R$ 3,1 bilhões nos últimos 10 anos oriundos da Noruega. O país é o maior doador para a iniciativa.  Assim que foi anunciada a suspensão, o presidente chegou a disparar contra o ex-parceiro. 

“A Noruega não é aquela que mata baleia lá em cima, no Polo Norte, não? Que explora petróleo também lá? Não tem nada a oferecer para nós. Pega a grana e ajuda a Angela Merkel a reflorestar a Alemanha", alfinetou. A Alemanha também suspendeu o repasse de verbas. 

COMENTÁRIOS dos leitores