Após novo veto em IF, Boulos fará palestras nas ruas

Psolista disse que a programação que ele cumpriria em três sedes do Instituto Federal de Ensino do Ceará (IFCE) está mantida, pois não vai 'aceitar censura'

por Giselly Santos qua, 21/08/2019 - 11:18
Reprodução/Twitter/ Guilherme Boulos Reprodução/Twitter/ Guilherme Boulos

Coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e ex-candidato do PSOL a presidente em 2018, Guilherme Boulos disse que foi informado, nesta quarta-feira (21), que suas palestras nos campi do Instituto Federal de Ensino do Ceará (IFCE), previstas para quinta (22) e sexta (23), foram canceladas. 

Boulos, contudo, entendeu o cancelamento como uma forma de censura e, no Twitter, informou que as suas falas estão mantidas e acontecerão nas ruas em frente as sedes do Instituto em Sobral, Canindé e Fortaleza. Ele atribuiu a decisão ao ministro da Educação,  Abraham Weintraub.

“O IF soltou uma nota "cancelando" a Semana de direitos humanos. Do que ele tem medo? Não vamos aceitar censura! O debate está mantido e vai ser na rua”, declarou o líder do MTST.

Em comunicado, a direção do IFCE anunciou a suspensão das atividades relativas à Semana de Direitos Humanos para “evitar que o evento fosse compreendido como possuidor de um viés político-partidário” e negou qualquer espécie de censura.

No último dia 9, aconteceu o mesmo com Boulos no Instituto Federal do Paraná (IFPR). A direção da instituição resolveu cancelar a palestra do psolista às vésperas do evento, mas os estudantes realocaram o encontro para o meio na rua, em frente ao Instituto.

O ex-presidenciável, inclusive, lembrou da palestra feita na rua. “Parece que não aprendem. As mentes autoritárias são burras”, disparou. 

COMENTÁRIOS dos leitores