'excesso de leis impede crescimento social e econômico'

De acordo com o senador Confúcio Moura, o país tem "uma das legislações mais extensas e complexas do mundo". Para ele, isso cria um Estado burocrático

ter, 01/10/2019 - 19:41

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) criticou nesta terça-feira (1) em Plenário o excesso de regulação no Brasil. De acordo com o parlamentar, o país tem "uma das legislações mais extensas e complexas do mundo". Para ele, isso cria um Estado burocrático, incapaz de se desenvolver nos campos social e econômico.

Ainda segundo Confúcio Moura, a disposição brasileira de produzir normas legais trava o desenvolvimento do país, pois transmite uma sensação de insegurança jurídica em vários assuntos, inibindo desde o cidadão comum, o empregado e o patrão até o investidor nacional e estrangeiro.

“Nesta terra, quer-se regular tudo, desde assuntos mais importantes e estratégicos para o país, até pequenas questões que poderiam muito bem ser solucionadas no âmbito privado das famílias e das empresas. É preciso acelerar a desburocratização e a abertura econômica para que os resultados sejam sentidos e apareçam nos indicadores. O crescimento econômico é o que importa. É preciso que as famílias e as empresas, especialmente as pequenas, enxerguem o Estado como parceiro, não como um adversário”, afirmou.

*Da Agência Senado

 

COMENTÁRIOS dos leitores