Geraldo Julio lamenta a morte de Francisco Brennand

'Ouvi dele da alegria e do amor que tinha de ser recifense', declarou o prefeito do Recife

por Paulo Uchôa qui, 19/12/2019 - 14:52

O artista plástico Francisco Brennand, de 92 anos, morreu nesta quinta-feira (19), vítima de uma pneumonia. A notícia do seu falecimento pegou diversas pessoas de surpresa. No Twitter, Geraldo Julio, prefeito do Recife, afirmou que recebeu a informação da morte do ceramista com imensa tristeza.

"Foi com enorme tristeza que recebi a notícia do descanso eterno de Francisco Brennand. O Recife perde um de seus mais talentosos artistas, reconhecido em todo o mundo pela qualidade de seu trabalho. Sua obra, espalhada por toda a cidade em esculturas e painéis, no Parque das Esculturas, no Recife Antigo, e na sua Oficina, no bairro da Várzea, fazem parte do patrimônio cultural e afetivo de toda a cidade", escreveu o gestor.

"Em nome do povo do Recife, tive a alegria de reconhecer seu legado com a Medalha do Mérito Capibaribe e ouvi dele da alegria e do amor que tinha de ser recifense e do seu carinho especial pelo bairro da Várzea. Que a família e os amigos encontrem conforto nesse momento de dor", completou.

O velório está marcado para acontecer na Capela Imaculada Conceição, na Oficina Cerâmica Francisco Brennand, no bairro da Várzea, na Zona Oeste da capital pernambucana. O sepultamento será realizado na manhã desta sexta-feira (20), no cemitério Morada da Paz, no município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Em um comunicado enviado à imprensa, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, decretou luto de três dias, e lamentou a perda do artista plástico. "Francisco Brennand foi um artista notável, um homem à frente do seu tempo, como mostra o reconhecimento que obteve, ao longo da sua trajetória, no Brasil e no exterior", declarou Câmara.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores