Ministro diz que obra do governo Dilma é de Bolsonaro

A reconstrução da estação brasileira Comandante Ferraz, na Antártica, iniciou no governo petista, que até chegou a inaugurar a primeira etapa

por Jameson Ramos ter, 14/01/2020 - 17:44

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, afirmou através de seu twitter que a reconstrução da estação brasileira Comandante Ferraz, na Antártica, é "um grande projeto do governo Jair Bolsonaro (sem partido)". No entanto, a iniciativa para a retomada do projeto é da ex-presidente Dilma (PT), que fez a licitação em 2015. 

Embed:

No ano de 2012, a estação foi destruída por um incêndio e, segundo o Ministério da Defesa, em outubro desse mesmo ano o governo brasileiro determinou a instalação de módulos emergenciais e o desmonte da estação. Já em 2013, foi aberta a licitação para a reconstrução do local. 

No entanto, só em 2015, a empresa chinesa CEIEC manifestou interesse em participar da obra e assinou contrato com o governo brasileiro - começando a reconstrução em 2016 - ainda sob a gestão petista. Publicação do IG mostra que a segunda etapa da obra foi concluída em 2017, já sob a gestão de Michel Temer (MDB). Diferente do que o ministro afirma, o atual governo só ficou responsável pela última etapa da estação, concluída em abril de 2019 - que será inaugurada nesta quarta-feira (15).

COMENTÁRIOS dos leitores