Diante de motim ilegal, Moro não considera PMs criminosos

Com abandono do posto por parte dos militares, 364 mortes foram registradas no Ceará

por Victor Gouveia sab, 29/02/2020 - 15:21
Marcelo Camargo/Agência Brasil Mesmo concordando com a ilegalidade da paralisação, ministro minimizou postura dos policiais Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, concordou que a paralisação dos policiais militares do Ceará é ilegal. Contudo, concluiu que os PMs não podem ser tratados como criminosos. A declaração foi feita neste sábado (29), durante o 6º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que reúne os governadores das regiões, no Paraná. As informações são do G1.

"O Governo Federal vê com preocupação a paralisação que é ilegal da Polícia Militar do estado. Claro que o policial tem que ser valorizado, claro que o policial não pode ser tratado de maneira nenhuma como um criminoso. O que ele quer é cumprir a lei e não violar a lei, mas de fato essa paralisação é ilegal, é proibida pela Constituição", avaliou o ex-juiz.

Desde o dia 18 de fevereiro, o efetivo cearense segue amotinado em quarteis para reivindicar um aumento salarial maior que o proposto pelo governador Camilo Santana (PT). Homens encapuzados têm esvaziado pneus de viaturas para impossibilitar o uso. Comerciantes também se queixam da imposição de um suposto toque de recolher.

Até o momento, 230 policiais foram afastados das funções por três meses. Eles foram responsabilizados pelos delitos de motim, insubordinação e abandono de posto. Outros quatro foram presos e 43 apontados por deserção. Além do reajuste, os PMs pedem a anistia dos envolvidos.

Sem policiamento nas ruas, o Ceará já registrou 364 mortes este ano. Por isso, foi solicitada a presença da Força Nacional, que está programada para permanecer no estado até o dia 6 de março.

COMENTÁRIOS dos leitores