Bolsonaro chama médicos para reunião e 'esquece' Mandetta

Ministro da Saúde soube de encontro após ser avisado por colegas médicos e respondeu : 'Não fui chamado'

por Katarina Bandeira qua, 01/04/2020 - 15:21
Erasmo Salomão/MS Erasmo Salomão/MS

Uma situação no mínimo chata aconteceu com o ministro da Saúde, na noite da última terça-feira (31). Luiz Henrique Mandetta foi surpreendido por alguns colegas de profissão, que estão na linha do combate ao coronavírus, sobre uma convocação da Presidência da República para uma reunião presencial. Os médicos queriam saber se o gerente da pasta estava ciente do que se tratava e se iria ao encontro. Porém, Mandetta sequer sabia do convite.

A informação foi divulgada pela jornalista Andréia Sadi, que cobre os bastidores de Brasília para alguns programas jornalísticos da rede Globo. De acordo com a publicação o ministro questionou se o convite era para um encontro presencial e desaconselhou o comparecimento dos médicos, que devem permanecer dedicados ao combate ao coronavírus, evitando deslocamentos.

Ainda de acordo com Sadi, Mandetta teria procurado o ministro da Casa Civil, Braga Neto, que negou conhecimento sobre a reunião. O Ministro da Saúde afirmou que não adiantava chamá-lo de última hora que ele não iria discutir o uso de cloroquina no combate ao coronavírus, uma das medidas de combate à doença defendidas por Bolsonaro e seus familiares.

Espelhado em declarações de Trump, o presidente vem insistindo a respeito do uso da cloroquina no combate ao coronavírus, quando ainda não há estudos que afirmam que o tratamento com a medicação dá resultados. Sobre a reunião o Mandetta disse que a reunião só seria aconselhável por videoconferência.

COMENTÁRIOS dos leitores