Lei de Emergência Cultural aprovada na Câmara

Projeto de lei que presta socorro aos artistas, com orçamento de R$ 3,6 bilhões, segue agora para o senado federal

ter, 26/05/2020 - 18:18

Relatora do projeto, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) celebrou vitória. (Camâra dos Deputados/divulgação)

Boa notícia para a classe artística. Em sessão virtual na tarde desta terça (26), a Câmara dos Deputados aprovou a Lei de Emergência Cultural (PL 1075/2020), que direciona uma ajuda de R$ 3,6 bilhões para os municípios, estados e Distrito Federal, a serem aplicados com o repasse em rendas emergenciais aos trabalhadores do setor cultural, manutenção de equipamentos e chamadas públicas. O projeto segue para o Senado Federal.

Relatora do projeto, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) defende que a classe artística foi a primeira a ser prejudicada pela pandemia e provavelmente será a última a retornar às atividades. “Emocionada. Foram semanas e semanas de conversas, longas conferências culturais e digitais com o Brasil inteiro, reescrever e reescrever a lei, ouvir, ouvir, ouvir. Madrugadas a dentro (sic) pensando como ajudar esse setor tão órfão. No fim não poderia ser diferente”, comemorou a deputada em suas redes sociais.

O projeto leva o nome do compositor Aldir Blanc, um dos mais importantes letristas da música brasileira, falecido em maio deste ano. “A boa política, ampla, de ausculta, venceu! Lei aprovada! E levará o nome desse gênio. Uma lei que socorrerá milhares de brasileiros e brasileiras! Viva”, ressaltou Feghali.

COMENTÁRIOS dos leitores