TSE retoma discussão sobre cota para negros nas eleições

Proposta já recebeu o aval dos ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin

qui, 20/08/2020 - 10:52
Fábio Rodriguez Pozzebom/Agência Brasil Fábio Rodriguez Pozzebom/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral retoma, na sessão desta quinta-feira (20), a discussão sobre a possibilidade de reserva de vagas e cota do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (FEFC) para candidatos negros, a exemplo do que já ocorre para candidatas do gênero feminino.

O tema integra uma consulta apresentada pela deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), e já recebeu resposta positiva do relator, ministro Luís Roberto Barroso, e do ministro Edson Fachin.

O julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes e está na pauta da sessão que acontece na manhã de hoje. 

A retomada da análise fez com que a hashtag "#AprovaTSE" ficasse entre os assuntos mais comentados no Twitter nesta quinta. A campanha contou com apoio de nomes como o da deputada federal Tabata Amaral (PDT) e Aniele Franco, irmã da vereadora Marielle Franco (PSOL) assassinada em 2018. 

“Na última eleição, homens brancos eram 43,1% dos candidatos e receberam 58,5% do dinheiro dos partidos destinados à campanhas. Já mulheres negras eram 12,9% das candidatas e receberam 6,7% do dinheiro. Isso não pode continuar”, escreveu a pedetista.

“Não adianta dizer que acha importante mais pessoas negras na política e não pressionar por eleições antirracistas! Precisamos de recursos e visibilidades igualitárias”, observou a irmã de Marielle.

COMENTÁRIOS dos leitores