Túlio Gadelha revela desconforto em apoiar o PSB

Segundo o deputado, o PSB disse que retiraria o apoio ao PDT em 40 cidades do Brasil, caso Gadelha fosse candidato no Recife

por Jameson Ramos sex, 11/09/2020 - 18:23
Arthur Souza/LeiaJá Imagens Anúncio da indicação de Rodrigo Patriota para a composição de chapa Arthur Souza/LeiaJá Imagens

Na tarde desta sexta-feira (11), o deputado federal Túlio Gadelha (PDT) confirmou a retirada de seu nome da disputa pela Prefeitura do Recife e a indicação do enfermeiro Robson Patriota para compor a chapa majoritária da Frente Popular. No anúncio, o pedetista, que fez diversas críticas à aliança, salientou que o presidente do PSB, Carlos Siqueira, afirmou que se o PDT lançasse candidato no Recife, perderia o apoio pessebista em 40 cidades do Brasil com mais de 200 mil eleitores.

Sendo assim, o presidente do PDT, Carlos Lupi, pediu para que o diretório municipal, presidido por Túlio, construísse uma alternativa - que não fosse a disputa pelo Recife -. Tudo para não dificultar a relação de aliança com o PSB no Brasil.

Diante disso, Gadelha revela que o fato gerou um desconforto. “Existe, é aparente e sempre existiu, mas a gente tem uma compreensão maior do que um projeto pessoal, que é preciso fazer sacrifícios para construir a cidade”, revelou.

Essa aliança confirmada não impediu que Túlio Gadelha classificasse o PSB como uma “esquerda ultrapassada”, bem como ele pediu para que o partido fizesse uma autocrítica “que o PT não fez em 2018, dos erros que cometeram”. 

João Campos e o PSB terão do lado uma “aliança crítica”. “A gente espera que o candidato do PSB tenha humildade de colocar o pé no chão para ver que, para ele ter chance de ir para o segundo turno, ele precisa ter com ele pessoas que são críticas à forma como o PSB está fazendo política ao longo dos últimos anos”, revela o deputado.

Indicação para vice

Antes da definição de apoio ao PSB, depois que Túlio havia confirmado a sua pré-candidatura, a ex-vereadora Isabella de Roldão também colocou o seu nome para ser a candidata do PDT para disputar a Prefeitura do Recife. 

Com a aliança confirmada, o nome de Isabella também foi sondado para representar o PDT na chapa de João Campos. No entanto, o consenso da direção municipal do partido foi para a indicação do enfermeiro Rodrigo Patriota.

Para concorrer como vice na chapa de João, o nome de Rodrigo precisa ser referendado pelo PDT, algo que deve acontecer no dia 16 de setembro, na convenção do partido. 

COMENTÁRIOS dos leitores