Mendonça promete zerar filas de espera para cirurgias

Candidato a prefeito pelo DEM lançou o programa "Saúde 24h", que, segundo ele, deverá estabelecer atendimento em três turnos na rede municipal e hospitais particulares conveniados

qui, 22/10/2020 - 10:02
Guga Matos/Assessoria de Imprensa Guga Matos/Assessoria de Imprensa

O candidato a prefeito Mendonça Filho (DEM) conferiu a situação da unidade de Saúde da Família Prof. João Rodrigues, posto que fica na Comunidade do Bode, no Pina, Zona Sul da cidade. Após a visita, ele denunciou o que chamou de "descaso" da gestão do PSB com a atenção básica na capital.

“É uma falta de respeito com o povo. Faltam médicos, remédios. Está tudo errado, e isso mudará”, afirmou o democrata, lançando o programa “Saúde 24h”, que pretende acabar com as filas de espera de pequenas cirurgias e consultas com especialistas na rede municipal, estabelecendo como regra três turnos de atendimentos nos equipamentos públicos existentes e em hospitais e clínicas particulares conveniadas.



“Hoje, no Recife, há mais de 200 mil exames e consultas em fila de espera”, disse Mendonça Filho, lembrando ainda que há registros de casos em que pacientes esperam por até um ano e meio para serem atendidos por um ortopedista, por exemplo. “Isso vai acabar em nossa gestão. Não se pode tratar os recifenses da forma como o PSB, de Geraldo Júlio e João Campos, faz”, disparou.



Para o ex-ministro da Educação e ex-governador de Pernambuco, o maior exemplo do descaso da saúde na atual gestão foi o que aconteceu durante o auge da pandemia provocada pelo novo Coronavírus. “A Prefeitura gastou muito e mal. Ela se preocupou em construir hospitais de campanha, comprar materiais em excesso, mas se esqueceu do básico, do atendimento na ponta. O resultado está nos jornais: o Recife tem a maior taxa de mortalidade por Covid-19 entre as capitais do Nordeste”, apontou.



Segundo análise que envolve os dados de todas as secretarias Municipais de Saúde, até o último domingo (18), o Recife teve 146,9 mortes a cada 100 mil habitantes. Mais que o dobro da média nacional, no mesmo critério (72,6/100.000). “Isso sem falar nas compras suspeitas, investigadas pelos órgãos de controle e pela Polícia Federal, que já bateu à porta da Prefeitura por seis vezes. Chegaram a comprar respiradores testados apenas em porcos para usar no povo recifense”, denunciou.



A saúde está entre os principais eixos do programa de governo da coligação Recife Acima de Tudo (DEM, PTB, PSDB e PL). Além do “Saúde 24h”, outro projeto importante será o “Saúde Express”, que usará uma rede de motoboys e outros entregadores para levar remédios nas casas de idosos e pacientes com doenças crônicas. Já o “Aniversário da Saúde” possibilitará a realização de checkup anual planejado, sempre no mês de aniversário do paciente.

*Com informações da assessoria de imprensa

COMENTÁRIOS dos leitores