PF abre inquérito para investigar se Bolsonaro prevaricou

Polícia Federal vai apurar se presidente foi informado de irregularidades na compra da Covaxin e se ele tomou alguma medida

seg, 12/07/2021 - 10:17
Marcelo Camargo/Agência Brasil A investigação tem origem nas declarações do deputado federal Luis Miranda (DEM) Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) abriu inquérito para investigar a suspeita de que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), tenha prevaricado na negociação do governo para comprar a vacina Covaxin. Prevaricação é um crime cometido por funcionário público quando deixa de agir ou retarda ação por interesse pessoal.

A investigação tem origem nas declarações do deputado federal Luis Miranda (DEM), que afirma ter avisado Bolsonaro sobre irregularidades nas negociações da Covaxin. Ele também teria relatado que seu irmão, o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda, estava sofrendo pressões incomuns dos seus superiores para finalizar os trâmites de compra.

A PF deve apurar se o presidente foi mesmo informado das possíveis irregularidades e se tomou alguma medida. A investigação foi requisitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) após a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), cobrar manifestação do órgão sobre notícia-crime apresentada à Corte por três senadores.

COMENTÁRIOS dos leitores