STF nega pedido de liberação do passaporte de Crivella

Ele aguardava resposta do órgão desde junho, quando foi indicado para a embaixada da África do Sul

por Rachel Andrade sab, 24/07/2021 - 18:13
Tania Rego/Agencia Brasil Crivella, na ocasião em que foi preso no Rio de Janeiro Tania Rego/Agencia Brasil

O ex-prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), teve a solicitação para recuperar seu passaporte negada pela 16ª Zona Eleitoral do Rio, segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal 'O Globo'.

O político vem cumprindo, desde fevereiro deste ano, medidas cautelares após ter recebido um habeas corpus do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes com a proibição de sair do país. Seu passaporte está retido desde dezembro de 2020 após ter sido acusado de participação no esquema “QG da Propina” e foi preso preventivamente.

Em junho o Governo Federal havia indicado o ex-prefeito para a embaixada da África do Sul e desde então ele aguardava reaver o documento para poder sair do país. No entanto, o habeas corpus ainda o proibiria de cruzar as fronteiras brasileiras, argumento utilizado pelo juiz eleitoral Marcel Laguna Estrada. O magistrado ainda compreende que a possível saída de Crivella do país poderia prejudicar o caso.

O político foi indicado para o cargo como forma de contornar a situação com a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), comandada por seu tio, o pastor Edir Macedo, que teria ameaçado romper alianças com o Governo devido a conflitos com o Itamaraty. O vice-presidente Hamilton Mourão chegou a ir a Angola para conversar com o Presidente João Lourenço após as denúncias de racismo e lavagem de dinheiro por parte da IURD no país africano.

COMENTÁRIOS dos leitores