'Qual a grande obra que tem no Brasil?', questiona Lula

Cumprindo agenda em Salvador, ex-presidente culpou o governo de Jair Bolsonaro pelo desemprego recorde de 14,7% atingido pelo Brasil em junho deste ano, segundo o IBGE

qui, 26/08/2021 - 17:41

Para o ex-presidente Lula, o governo federal- e não a pandemia da Covid-19- é o principal responsável pelo desemprego recorde de 14,7% atingido pelo Brasil em junho deste ano, segundo indica o dado mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na tarde desta quinta (26), o petista participou de uma coletiva de imprensa em Salvador, capital da Bahia, onde encerra sua agenda pelo Nordeste.

“É importante a gente ressaltar que o problema do desemprego não é por conta da pandemia. O problema é falta de investimento. Tem um ministro da Economia [Paulo Guedes] que não é um ministro qualquer, tem vários ministérios subordinados a ele. É um ministro que não utiliza a palavra desenvolvimento, não utiliza a palavra investimento, não utiliza a palavra emprego, por isso não tem emprego. Qual a grande obra que tem no Brasil?”, questionou Lula.

O ex-presidente mencionou investimentos em infraestrutura feitos durante seu governo, a exemplo dos doze estádios para a Copa do Mundo de 2014, da Transnordestina, da transposição do Rio São Francisco, além das hidrelétricas de Santo Antônio, Belo Monte e Jirau. “Se o estado não toma a atitude de fazer investimento para financiar a obra, não tem estrutura. Se o povo tem menos dinheiro, tem menos consumo. Com menos consumo, há menos produção, menos comércio e mais desemprego. Essa é a lógica do que estamos vivendo. A gente precisa colocar o pobre no orçamento e o rico no imposto de renda”, acrescentou Lula.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores