Morre Gabriel Maciel, ex-secretário da Agricultura

Em tratamento contra um linfoma, política deixa família e filhos aos 70 anos

por Vitória Silva qua, 03/11/2021 - 10:56
Divulgação O ex-secretário da Agricultura Gabriel Maciel Divulgação

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (3), no Recife, o ex-secretário de Agricultura do Estado de Pernambuco Gabriel Alves Maciel, aos 70 anos, recém-completados em 18 de outubro. O político lutava contra uma doença de origem linfática. Maciel deixa a esposa, Maria de Fátima Godoy, e filhos.

O ex-titular da Agricultura no governo de Jarbas Vasconcelos (MDB), Maciel já esteve à frente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e foi secretário nacional de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura entre 2003 e 2006, no primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Gabriel Maciel nasceu em São Paulo do Potengi, no Rio Grande do Norte, e exerceu vários cargos em Pernambuco. Entre eles, Secretário Estadual de Reforma Agrária e presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Também foi membro da Academia Pernambucana de Ciências Agronômicas.

O velório e sepultamento acontecem no Cemitério Morada da Paz, no Recife, das 11h às 17 horas. Ele será cremado, mas parte das cinzas irão para Serra Talhada, cidade de sua esposa.

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) enviou uma nota de pesar diante do falecimento do colega, que possuía boa relação com a família Coelho e com membros titulares do MDB.

“Com muita tristeza, nos despedimos de Gabriel Maciel, ex-secretário de Agricultura de Pernambuco e de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura. Com a trajetória marcada pela defesa da agricultura como instrumento de desenvolvimento do Estado e justiça social, Gabriel trabalhou pelo aprimoramento das políticas públicas de estímulo à produção e à geração de emprego e renda no campo. À frente do Instituto Agronômico de Pernambuco, ofereceu inestimável contribuição para o fortalecimento da infraestrutura hídrica e da agricultura familiar. Deixa como legado o compromisso com o Brasil que produz e distribui riquezas. Minha solidariedade à família e aos amigos”, lamentou FBC.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos, também lamentou o ocorrido. “Todos que tiveram a oportunidade (e a sorte) de trabalhar e conviver ao seu lado aprenderam muito, inclusive eu. Entusiasta com visão de futuro, Gabriel detinha enorme espírito público e preocupação social. À família e amigos deixamos nossos mais profundos sentimentos. A população de Pernambuco será eternamente agradecida por sua dedicação. Siga em paz, Gabriel”, concluiu.

COMENTÁRIOS dos leitores